Com Pedro Caldas *
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Por que devo contratar um designer? Todos nós já ouvimos a pergunta. Mas sua formulação não tem nada a ver com a insensibilidade ou mesmo com a avareza do cliente. Ela é, isto sim, fruto da discrepância entre escalas de valor dos clientes e dos fornecedores.
Em outras palavras: o cliente não entende por quê o sobrinho dele não pode fazer o mesmo trabalho e por um preço bem mais camarada.
Para tentar encontrar uma solução ao impasse, primeiro precisamos entender o que é valor. Quando determinado serviço traz um benefício que, para o cliente, é maior do que o preço por ele pago, este serviço tem valor para aquele cliente específico.
Portanto, valor é um conceito subjetivo, dependendo principalmente das percepções do tomador de serviço.
É exatamente como a já famosa fábula do martelo, onde um mecânico cobra um valor astronômico por um reparo feito em segundos em um motor quebrado. O cliente, sem enxergar o valor da solitária martelada que resolveu seu problema, recebeu como resposta a composição do custo: 99% experiência, 1% trabalho.
Como fazer um cliente, cuja cabeça é normalmente orientada a custo, entender a importância do trabalho do designer em um mundo onde as ferramentas de produção estão amplamente disponíveis a custos que se aproximam do zero?
A resposta, novamente, passa pela percepção de valor.
O designer, como especialista em sua área, é o mecânico que desfere aquela martelada certeira, resolvendo o problema da maneira mais rápida e eficaz possível. Algo que o sobrinho do cliente dificilmente conseguiria. [Webinsider]
* Pedro Caldas é diretor de criação da Full Haus Comunicação, agência especializada em webdesign e comunicação
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Pablo Caldas
Pablo Caldas (pablo@fullhaus.com.br) é redator e diretor de planejamento da Full Haus Comunicação, agência especializada em webdesign e comunicação.
27 respostas
Este assunto poderia ser melhor abordado dando dicas de abordagem e percepção de valor.
Deveria ter a parte 2 de forma bem prática, porque de teoria nós freelancers já estamos bem cheios.
Qual é cara continua o texto….
Na verdade acho que ninguém entendeu o texto. É falando que cada um com sua técnica, estudo e experiência deve fazer o que saber de melhor. E é por isso que cada um tem seu valor.
Exemplo, um jornalista deveria ter escrito esse texto. E o designer feito o design do site e afins. Escrever direito é para quem estudou.
O texto mostra isso né!
Quanto ao texto, realmente não disse nada, e essa historinha do parafuso é manjada pra mais de metros.
Se o artigo foi escrito para designers ou para “tios” pouco importa, importa é que mesmo que os “tios” que venham a ler o artigo não vão entender o porque de se contratar, portanto, um designer e as coisas permanecerão na mesma.
Trabalho com isso e sei como as coisas são. Sei da cara de desconfiança quando seu orçamento sai 10 vezes mais que o do sobrinho, mas é a vida, enquanto a profissão não for devidamente regulamentada pra tirar os “designer gráficos com curso de “Coréu” do mercado” vai ser assim.
Anyway, o autor poderia ter vindo aqui iniciar uma discussão para melhorar o conteúdo do artigo via comentários, não sendo um texto um caçador de pára-quedistas =)
Achei muito pertinente o texto. Valeu pela contribuição ao nosso mundo de amadores. Qualquer artigo, por menor que seja, que defenda os serviços profissionais de qualquer classe, é válido. Abs.
Nossa! Quantos designers entendidos neste assunto! E como ficam brabos em ler o que TODO MUNDO já sabe! Acontece que esse texto não é para designers!
Todo o dia me deparo com clientes que me comparam com o sobrinho debilóide deles!!! Da vontade de mandar a merda, mas preciso da grana! Esse texto ai de cima é destinado ao TIO debilóide que deixa a imagem da empresa dele nas mãos do sobrinho que fez o cursinho de Corel Draw! Queria que todos os donos de qualquer coisa lessem um texto desses para quie, quando eu chegasse, ele ficasse com vergonha do sobrinho. Perguntaram ai em cima como mostrar isso ao cliente. Com uma puta apresentação com exemplos e comparações de empresas que sabem a importância do trabalho de um designer ou publicitário.
Era isso!
Eu não tenho outra coisa a dizer a não ser: “não me diga!”
Como na famosa fábula, o Pablo deu a “martelada certeira do mecânico”… mas errou e amassou parte do motor, agora o carro não anda mais e ficou parado no meio do caminho… vai ter que chamar o seguro ou mecânico especializado…
Tô com a maioria!
Mta lorota pra nada!!
Bem, é fato que, após a enxurrada de críticas, nosso herói não apareceu para, ao menos, proferir novas palavras em sua defesa e de seu modorrento artigo.
Esse artigo “For Dummies” não convenceu os designers de plantão.
Devo contratar um colunista/redator ou um especialista SEO para escrever um artigo?
Pois bem, se for um SEO esse artigo atingiu os objetivos, pois pelo titulo bem colocado é capaz de atrair muitas visitas.
Mas para ser completo isso apenas não basta, faltou o conteúdo esperado por todos.
Esse é o clássico exemplo de como um seo bem feito não vale nada se não tiver o conteúdo esperado.
Estou no aguardo tb da continuação do artigo.
Acho que faltou dizer o COMO.
Como vender ao cliente a idéia de que o Designer trará resultados e eficácia, enquanto o sobrinho não?
E quando o cliente não entende muito de internet e só quer um site? e quando você fala de gerenciamento de conteúdo ele te olha com aquele olhar como se soubesse que está sendo enganado?
O que a gente vê por aí, são muitos empresários que ACHAM que sabem o que precisam. E a grande maioria das vezes, eles estão apenas meio certos. Quase sempre dá pra melhorar a estatégia deles. Mas eles nos olham com desconfiança. Preferem confiar no sobrinho.
Puts, acho que ficou faltando coisa aí no artigo. pelo menos o título chamou a atenção.
Texto mal organizado, assunto digamos, ‘batido demais’, na minha opinião. Em um perfil empreendedor inovador, já está bem consolidado esse aspecto da importância de um bom profissional na hora de divulgar a sua marca na internet. Acredito também que grandes agências e profissionais da área já estão preparados para este tipo de ‘concorrência’, o que falta geralmente é um bom embasimento e ‘domínio de conteúdo’ (tipo o que faltou no seu artigo) em situações de concorrência ‘desleal’. Portanto, acho que tu não soube defender a tua idéia de artigo muito bem, ou, és o próprio ‘sobrinho’.
Abraço
O texto está bastante confuso, muitas palavras pra pouca coisa e no final a pergunta ficou sem respota.
Como diria no twitter -> #fail
WebInsider, olha o níííível….
Assunto muito interessante e texto bem fraco. Deveria ter explorado mais o assunto ao invés de pensar somente no link de divulgação de sua empresa.
E olha que foi escrito por um redator hein.
Não tem muito o que falar para este assunto. Esta claro e é isso mesmo. Sem mais!!!
O título prometeu muito mas o texto não falou nada.
O cliente sempre vai querer resultado, basta mostrar isso que tudo se resolve… Claro que uma boa proposta e um portifolio ajudara mais ainda o resultado.
Também achei que o artigo poderia ser maior. O tema é bastante interessante para as poucas linhas escritas
Pela qualidade, deve ter sido escrita por um designer…
Caramba, parecia que ia ser tão interessante o artigo, não tá faltando algo? Acabou o artigo assim do nada? como disseram aí, to no aguardo do post completo.
abraços
Apesar do que está escrito encontrarmos noutros textos da web ou fórum, este é um de bolso. A qualquer momento mostremos pra os clientes em prospecção.
Já que quem escreveu o artigo não foi algum sobrinho, pra quê encher a linguiça?
aBraços.
Você conseguir dizer absolutamente NADA com este artigo.
Ele seria resumido a um parágrafo simples:
“Sim, você deve contratar um designer. E faça-o comparando o valor gasto na contratação do profissional com o lucro a ser obtido no projeto. Se essa razão lhe for satisfatória, contrate um designer melhor até que ela esteja equilibrada. Caso contrário, fique com seu sobrinho mesmo”.
A introdução ficou legal, to no aguardo do artigo completo