Seja um bom sobrinho e aprenda a trabalhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O ano passado foi interessante, mas este ano promete um “boom” para a área de comunicação na internet, que não é mais tendência ou “o futuro”. Hoje qualquer empresa precisa praticar o marketing digital, independente de faturamento ou número de funcionários.

As redes sociais crescem e influenciam ações na sociedade. Empresas aumentam sua presença na web, pois já sentiram que ações online produzem vendas reais. E com isso a verba publicitária para a web vai dando a sua leve “crescidinha”.

Evoluímos de uma época em todos eram webdesigners ou programadores (eu peguei este tempo) para outra com mais variações, como webwriters, designers de interfaces, programadores Flash e analistas de redes sociais.

Ganhamos certa visibilidade – se na minha época de faculdade eu era um dos únicos a acreditar que “fazer sites” tinha algum futuro e função da área de comunicação. Hoje, o vestibulando de publicidade sonha em trabalhar com redes sociais, Google e tudo mais.

O mercado em expansão precisa de bons profissionais e quem é novo precisa aprender para buscar seu espaço. Para estes, a saída é exercitar o o lado sobrinho.

Definição de sobrinho: ser vivo que desenvolve projetos de comunicação, programação ou suporte técnico (formatar máquinas, instalar o Word) para empresas, organizações e grupos de familiares ou amigos. Uso numa frase: “O site da minha padaria foi feito pelo meu sobrinho, ele gosta muito de internet”.

No entanto, vários profissionais que estão hoje nas agências começaram como sobrinhos. Esta frase é a raiz da dica: “na nossa área, você não precisa estar dentro de uma agência web para fazer projetos interessantes.”

Seja notado fazendo trabalhos e projetos, mesmo que nunca tenha pisado em uma empresa de comunicação.

Não basta ter um Twitter relevante, conhecer muita gente no Orkut e desejar aprender e trabalhar com web. Pode ser um requisito para a área, mas com este perfil existem milhares de jovens que também desejam a mesma vaga que você.

Aprenda a trabalhar

Estes são alguns pontos para criar e manter sua diferenciação no mercado, sendo um sobrinho.

Um pouco de produção não faz mal a ninguém: mesmo que seu foco seja redação, atendimento ou outra área não relacionanda com arte ou produção, invista seu tempo em cursos, tutoriais ou workshops de Photoshop, Illustrator, HTML, CSS, Flash e tudo mais.

Não precisa ser um expert, mas pelo menos desenvolva uma visão sobre como funciona a produção e como ela afeta o produto final.

Desenvolva sua inteligência emocional, você só vai ganhar com isto: já aprendeu alguns truques e macetes da área, fez até seu site pessoal ou blog, agora está na hora de arrumar “clientes”. Nesta fase o importante é quantidade e falo sério.

Seu primeiro trabalho está longe de ser sua obra prima e seu refinamento só acontecerá quando desenvolver vários projetos, posts, layouts ou estratégias.

Cultive sua “cara-de-pau” e ofereça fazer o site da sua sala, um blog para sua turma de inglês, hot sites para as festinhas de amigos e conhecidos, páginas para empresas dos seus tios e o que mais aparecer. Aprenda a negociar, valorize seu trabalho cobrando dinheiro ou troque por lanches, bebidas ou que for. Se acreditar que o projeto será legal, faça, mesmo que de graça.

Cuide de seu filho chamado portfolio: já executou alguns sites, seu blog cresce a cada dia em visitas e até foi convidado para escrever em outros locais. Pode ficar tranquilo que já te notaram, mas é preciso concentrar tudo em uma ferramenta e este é o seu portfolio.

O portfolio não é exclusividade dos diretores de arte ou redatores, basta saber montar. Quem busca planejamento, mídia ou até atendimento terá um trunfo a mais na hora da seleção.

O conceito de uma pasta com vários .jpegs perde espaço para uma pasta cheia de cases e resultados que aqueles conceitos geraram.

Por exemplo, quem busca a área de planejamento pode, através do portfolio, mostrar como chegou à ideia de um hotsite para a festa da faculdade. Se fizer uma pesquisa com os alunos, monte um gráfico; se usar um insight, mostre de onde buscou e coloque os resultados.

A faculdade não tem todas as respostas, se especialize.

O consumidor a cada dia fica mais resistente ao marketing, que por sua vez exige constante profissionalização. Não existe mais a figura do redator ou diretor de arte que faz tudo. Pois se fizer, não fará bem.

Aprofunde

A criação de interfaces envolve detalhes e minúcias que não são familiares a quem está acostumado a montar peças gráficas. Assim como o atendimento – se você entende muito de folder, mas pouco de web, o máximo que irá conseguir será  trazer um projeto de “site-folder” para a agência.

A faculdade fornece o básico, mas o mercado quer mais em troca de uma chance. Pense nisto e comece a estudar um pouco da área que pretende atuar. Reserve  algumas horas do dia para conhecer mais, ler e produzir. Isto tudo fora de tarefas ou provas da academia.

Estude algo que gosta bastante, pois assim não será um trabalho e sim uma diversão. #sobrinhofeelings para todos. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Raphael Lacerda (raphael@mercadobinario.com.br) é sócio na empresa Mercado Binário, agência de automação e leads de venda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Parabéns pelo texto!!! Me identifiquei muito com o que foi exposto e agora tenho a ceteza de que estou no caminho certo, a única coisa que ainda tenho achando ruim é a falta de teórica em alguns cursos, eles ensiam a usar a ferramenta mas muitas vezes não ensinam o que ela é e as vezes fica em uma prática superficial. Apesar da pouca idade que tenho e ainda ser um iniciante, fiz alguns cursos assim e continuo fazendo, mas meu professor tem se tornado cada dia o google e os vários sites que acho.

  2. Gostei muito do texto.Acabei me identificando um bocado,pois estou começando na profissão sobrinho.
    Obrigado pelas dicas !

  3. Parabéns pelo texto Raphael, você conseguiu colocar pontos importantes. Também comecei em 1997 como “sobrinho” e somente muitos anos mais tarde, me formei em Web Design, para posteriormente ministrar aulas na faculdade, para os Cursos de Comunicação Social nas disciplinas de de Produção na Internet e Mídia Digital. O lado “sobrinho” de 1997 foi muito importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *