Para a empresa que deseja usar o Facebook

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A explosão do Facebook ainda não aconteceu no Brasil, mas tem tudo para acontecer, pois a audiência vêm crescendo intensamente. Com cerca de 400 milhões de usuários no mundo, os limites parecem não existir no Facebook.

Para as empresas são tantas as possibilidades de uso e de aplicativos (e alguns exigem um pouco mais de conhecimento técnico) que chega a ser difícil tirar vantagem de tudo. O que se pode fazer é ligar as anteninhas e planejar as estratégias para oportunidades já estão por aqui.

O uso do Facebook por empresas vem crescendo: é mais um canal social, interativo e de grande visibilidade aberto às empresas, oferecendo possibilidades que não tínhamos até agora. Faz parte da evolução nas redes sociais – o que era bom está cada vez melhor.

Aplicativos ajudam

Os aplicativos do Facebook fazem a diferença: uma nova plataforma de interação permite que terceiros criem aplicativos que podem ser hospedados na web, em um desktop ou em um dispositivo móvel.

Estas vantagens estão sendo descobertas e utilizadas para novas práticas de exposição e também de lucratividade. É mais um excelente canal para promoção de marcas e serviços gratuito e que também abre espaços para investimento em publicidade para aqueles que querem se interligar aos milhões de usuários.

As empresas ganham aproximação do seu público através de um relacionamento “amigo”, como nas outras redes, porém com mais alternativas de interação.

Desta forma podem proporcionar um conhecimento mais profundo sobre seus produtos aos interessados em manter este relacionamento interativo.

Fan page

Recomenda-se que não tenham perfis e sim páginas que podem ser personalizadas. E através destas páginas que criem grupos de usuários que interajam através de fotos, vídeos, discussões, entre outras formas de comunicação.

As empresas não têm amigos, mas sim fãs que estarão presentes por afinidade, simpatia ou interesse no produto.

Além disso, podem trabalhar o aplicativo de eventos, no qual é possível encabeçar um evento para promoção ou lançamento de produto e convidar amigos, fãs e membros dos grupos para participar. Através da página do evento no Facebook, os participantes poderão enviar informações e receber informações de clientes.

São muitas as possibilidades a serem trabalhadas para ganhar notoriedade também a partir do Facebook, de modo a ampliar sua presença e audiência dentro da ferramenta.

Divulgue no Twitter, no site

Use outros canais de comunicação – como o Twitter, o seu site, o Orkut – e anuncie sua presença no Facebook. Crie um link dentro de seu site direcionando para sua página do Facebook, poste tweets que levem seus seguidores até ela, divulgue seu grupo, seu evento e tudo mais que você está oferecendo no Facebook.

Os holofotes estão voltados para essa renovação de mídia social. O Facebook é a bola da vez. Não o veja como uma plataforma de vendas, mas como um forte ambiente de aproximação e relacionamento com seu público, além de um potencializador de sua lucratividade.

Abasteça sua página com conteúdo relevante para seu público e boas estratégias, sem se tornar um vendedor explícito. Apresente-se como um membro interessante dentro da comunidade e promova seu negócio espontaneamente. [Webinsider]

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Roberto Soares Costa é empreendedor, especialista em marketing digital e gestão de projetos web. Sócio na agência digital Otimiza).

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5 respostas

  1. Uma contribuição para o post! Passados já 5 anos desse artigo podemos ver que o Facebook mudou muito as regras do jogo, principalmente para as empresas, passando a cobrar para dar o alcance que antes era gratuito. Contudo muitas grandes empresas já vêem trabalhando forte com o Google Plus, mais até do que Facebook. Porém o G+ ainda não caiu no gosto do brasileiro. Vide volume de informações postadas no G+ por empresas como Magazine Luiza, Americanas e outras grandes!

  2. Muito interessante o post, acho que seria legal mesmo dar uma renovada ou fazer um com dicas mais atuais.
    Ajudaria bastante.
    Abraço!

  3. Olá Roberto,

    Seria legal comentar também dos anúncios patrocinados do Facebook. As regras são bem diferentes do AdWords e o risco de um gasto excessivo é alto, se o anunciante não segmentar o público alvo.

    Abraços,
    Marcio Okabe

  4. acho q ta desatualizado esse texto, agora nao da mais para se tornar fa, apenas curtir…e nada foi comentado sobre o open graph, infos importantissima para quem usa essa rede em estrategias digitais.

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