Lenda urbana: o tal CTR médio de mercado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Vamos de uma vez por todas acabar com essa história: alguém algum dia em algum lugar em um passado remoto soltou a afirmação que a taxa de clique médio do mercado brsileiro é 0,12%. Ou qualquer coisa em torno disso. E hoje boa parte do mercado repete isso como verdade absoluta.

Pois bem: alguém pode me mostrar este estudo ou pesquisa?

Não, porque não existe e é uma grande bobagem este tal de CTR médio.

Didaticamente explico:

1. CTR de super banner é igual de full banner? Ou de Sky?

2. CTR de uma peça posicionada no alto da página é igual a de uma no meio do conteúdo ou no rodapé?

3. CTR de uma campanha de varejo, com forte “call to action”, é igual de uma de produto de consumo, voltada a branding?

4. CTR de uma campanha num site vertical é igual a de um portal horizontal?

5. CTR de peça em Flash é igual a de gif ou com vídeo?

6. E se a pessoa não clica na peça, a campanha foi um fracasso?

A resposta é NÃO para todas as perguntas.

Some a isso o fato de que a frequência de exibição da peça também tem influência direta no CTR, assim como o o conteúdo da página em que ela está inserida.

E por último, de que adianta um CTR alto se você não mede o que aconteceu depois do clique, quando o consumidor chega a seu site? Já vi campanhas com CTR alto e zero de conversão. De que adianta?

Então, ou cria-se um estudo sério pra medir o tal CTR médio por formato ou acabamos com esta besteira de “CTR médio de mercado”. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Marcelo Sant'Iago (mbreak@gmail.com) é colunista do Webinsider desde 2003. No Twitter é @msant_iago.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

14 respostas

  1. CAra, trabalho em um veiculo com mais de um site vertical e posso afirmar algumas cosias:

    – Posicionamento influencia
    – Qualidade da peça influencia
    – Adequação da comunicação com o conteúdo do site influencia
    – tempo de campanha influencia
    – % de visibilidade no site influencia
    – se é home, ros ou página determinada influencia

    São inúmeros fatores.

    Já vi campanhas de CTR de 37% e de 0,001% no mesmo site, peças que estavam concorrendo no mesmo posicionamento. E sabe o que foi mais incrível, o cara do CTR bunda me ligou elogiando, falando que o telefone dele não parava de tocar. Logo, o click não servia de nada…..

  2. Grande Marcelo, concordo com seus pontos e com os comentário da Pat, mas achei importante levantar a bola para a iniciatiava que, apesar de longe de ser a ideal, serve como parâmetro mínimo de benchmark, ainda que baseado em uma amostra.

    Acredito que essa demanda por índices se deva à imaturidade geral da indústria, onde existe uma expectativa alta para justificar os investimentos nos meios digitais, que muitas vezes, ainda são encarados como apostas.

  3. A muito procurava pelo tal “CTR médio” e me sinto mais tranquila ao ver neste artigo que há muito mais a analisar além do CTR.

    apenas uma correção, o nome da empresa é AUNICA.

    abraços
    Nádia

  4. Excelente artigo.

    É muito bom levantarmos essa discussão, polêmica, mas necessária.

    Muitas vezes os veículos são responsabilizados pela taxa de CTR abaixo do esperado, quando sabemos que há vários fatores tangíveis e intangíveis que levam a pessoa a clicar na peça. Definitivamente essa não é uma responsabilidade exclusiva do veículo.

    Existe toda uma análise do marketing que se antecede a isso, e que tem influência direta no CTR.

    Esqueceram de analisar a criação, a distribuição, o preço, a sazonalidade, a relevância do conteúdo, da campanha, dos canais, o publico alvo, etc., etc., etc.

  5. Marcelão,

    Boa levantar esse ponto.

    Estamos sempre tentando convencer nossos clientes de que CTR não é a métrica principal a ser considerada em um plano de mídia, mas em algum lugar de um passado remoto, alguém falou que era.
    E, infelizmente, a maioria deles ainda continua acreditando nisso.

    Vamos lá, já que estamos aqui neste mercado há tantos anos ouvindo sempre as mesmas argumentações, fica a dica: pense nas suas métricas de sucesso antes de iniciar o planejamento, pois assim o time de mídia consegue desenhar um plano que venha atender exatamente os objetivos de comunicação.

    Basicamente exemplificando:
    – Se você quer vendas, pensou em considerar CPA?
    – Se você quer branding, já considerou mensurar o tempo de interação do usuário com a sua publicidade?
    – Quer fidelizar? Já ouviu falar em Returning Visitors?

    Enfim, isso é papo longo, mas acho que vale levantar a bola porque nosso mercado precisa evoluir além dos 0,12% ou 0,qualquer coisa % em CTR.

    Obrigada pelo post.

    Bjo Grande,
    Pat Barcelos

  6. Cesar

    Conheço e sem dúvida a iniciativa da Unica é louvável, porém está longe de poder ser considerada uma média de mercado:

    1.Limita-se aos clientes que usam os seus serviços, assim como as métricas do Alexa, por exmeplo, retringem-se a quem tem a barra de ferramentas instalada, apesar de muita gente usar como métrica de mercado.

    2. Está do lado dos anunciantes e agências e não dos veículos. Mas sabemos que muitos anunciantes e agências ainda não usam ad server ou trabalham com os concorrentes da Unica.

    Pra ter um CTR médio teria que ser medido nos veículos e por uma plataforma comum. Por exemplo, a empresa onde trabalho, a Realmedia, faz adserver de alguns dos principais portais do mercado (iG, Globo.com, Abril, Estadao, etc), mesmo assim se ela criar um índice ficariam faltando MSN, Yahoo, UOL e Terra, sem contar Google.

    O IAB, por exemplo, teria que nomear um fornecedor para taguear os veículos (isso acontece no Chile, por exemplo) e aí sim haveria uma métrica unificada de mercado. Mas, será que vale a pena este esforço?

    O ponto é que o CTR é uma métrica extremamente limitada e boa parte das agências ainda se abraça a ele como sendo o Santo Graal da publicidade, sem se preocupar com o que acontece após o clique ou mesmo quando não há clique. Este foi o motivo do artigo.

    Vou dar meu exemplo já clássico: vc quando vê um outdoor para o carro, dá um tapa no cartaz e vai correndo no supermercado comprar o produto anunciado? Não, né? Então porque este amor todo por CTR?

  7. Oi Marcelo, existe um estudo sério sobre a média de CTR nas campanhas, trata-se do IUPD, Indice Unico de Performance Digital, realizado mensalmente pela Unica, uma empresa que mensura uma amostra considerável de campanhas veiculadas no cenário Latam e que é dividido por tecnologia (Rich Media, peças simples etc) e perfil de Ação (Varejo, Branding etc).

    Claro que o modelo ainda precisa ser desenvolvido, porém já é um importante passo na criação de um benchmark para o mercado.

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *