Cinco dicas para escrever melhor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Saiba montar uma campanha crowdfundingOk. Na verdade, são apenas três. As outras duas você já conhece. Não contam. São os clichês dos (aprendizes de) escritores. Mas tão úteis e verdadeiras, que eu acho praticamente impossível alguém escrever bem sem segui-las. Aliás, vamos começar por elas.

1. Leia

Escrever é consequência da leitura. Você só vai ter vontade de escrever se ler. Eu, por exemplo, leio em média um livro por semana. Vez ou outra alguém me pergunta como arrumo tempo/paciência para isso. Meu segredo é: eu só leio o que gosto. E ponto. Não ligo pro que vão achar. No ano passado, li até Marley e Eu, só pra você ter ideia. Atualmente, estou lendo humor. Assim que acabar Cuca Fundida do Woody Allen, lerei o clássico Anedotas de Ari Toledo. O negócio é ler o que der na telha, sem ambição de agradar qualquer pseudo-intelectual formado em Letras.

2. Escreva

Não tenha medo do Word em branco. Escreva sobre qualquer coisa. Não fique à espera da Big Idea. Escreva sobre a vida. E sem medo de fazer feio. Alguns escritores chegam a refazer mais de dez vezes cada linha que redigem. Mesmo que você não sonhe em ser o novo Hemingway, escrever vai melhorar sua lógica e o modo como você se expressa, além de enriquecer seu vocábulo. Separe cinco minutos por dia e escreva. Faça isso todo dia. Em menos de um mês, você vai estar se comunicando melhor e, espero, escrevendo mais de cinco minutos.

3. Conheça as regras (para poder quebrá-las)

Uma gramática mediana custa uns dez reais. Compre uma. Você nem precisa lê-la inteira. É claro que se conseguir, melhor. Mas seja ao menos curioso. Aprenda a pontuar. Entenda um pouquinho de concordância e estrutura. Não é tão difícil quanto parece. E, depois de conhecer as regras e saber usá-las em seu favor, não tenha medo de quebrá-las. Vale tudo. Inventar palavras, inverter estruturas, pontuar demais, pontuar de menos. O teclado é seu e quem manda nele são seus dedos.

4. Anote ideias (no celular)

Eu nem vou falar para você comprar um moleskine. É muito caro. Pode usar o celular mesmo. O importante é não deixar as ideias escaparem. Se você for como eu, cinco segundos depois de ter a ideia que vai mudar sua vida e, quiçá, o mundo, vai esquecê-la. Daí a necessidade de sacar seu celular – que está sempre num(a) bolso(a) próximo(a) – e anotá-la. Claro, você vai ter que fazer sua ideia caber em alguns caracteres. Mas isso tem muito a ver com nossa última dica.

5. Sintetize – quem pensa mais escreve menos

É possível abreviar uma (boa) história em uma frase. Claro que você não precisa escrever em todo lugar como se estivesse no Twitter. Mas a escrita é a arte de cortar palavras. Como seria esse post em menos de 100 caracteres? “Para escrever melhor: Leia, Escreva, Conheça as Regras, Anote Ideias e Sintetize”. O que dizer no meio disso é transpiração. Contudo não é tão difícil. Já dizia Pablo Neruda: É só começar com uma letra maiúscula e terminar com um ponto final. No meio, você coloca ideias. [Webinsider]

. . .

Leia também:

Fernando Luz é redator publicitário, escreve no blog Fernandoluz.com e no Twitter @fernandoluz.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

54 respostas

  1. Eu leio muito bem ,mas tenho dificuldade em algumas palavras “ss” “x” etc. São palavras q usa essas letras que eu me enrolo toda quando vou escrever, ,,,,,,eu tenho idéias ótimas,mais acabo que não usando elas por causa da minha dificuldade. …

  2. As dicas mencionadas acima são valiosíssimas. Eu costumo também ter uma planilha excel com os possíveis títulos sobre o que vou escrever, dessa forma sempre tenho ideias novas para artigos.

  3. Óla Fernando eu tenho trinta anos e só tenho a quinta sere e eu leio bem mas escrevo muito mal e queria melhora essa minha dificuldade sofro muito com isso. Pelo menos eu aprendiz duas coisas no português mauscula e ponto final.

  4. – Simplesmente ler você Fernando Luz, Falando, da mesmo vontade de ler tudo que escreve, achei seu blog hoje, faço PP , e quero exercer a função de Redator … ri na hora de escrever (digitar) no cel … sem contar que me identifiquei demais com sua ecrita, o famoso (explicar) em parenteses, “aspas” deixa o texto tão mais legal e maaaaaais legal pra ler 😀

    – Parabéns.

  5. Caro Fernando,
    Estou há pouco tempo na blogosfera mas sempre tive e tenho o cuidado de escrever o mais correto possível. Tive a experiência de estudar filosofia por um ano e me ajudou muito na construção de textos e no aperfeiçoar o meu português também.
    Obrigado por tratar de um assunto que ajuda muito quem trabalha full-time como Marketeiro ou Blogueiro na web.

    Até breve.

  6. Obrigado pelas dicas,como marinheiro de primeira viagem no mundos do escrever,qualquer dica é valida.Usarei com muita ambição para
    sempre produzir melhor.

  7. Gostei muito do que li nesta pagina, e até me senti empolgada a ser uma redatora. Escrevo muuito mal, mais acho que para ficar melhor tenho que treinar.
    Parabéns obrigada.

  8. Gostei das dicas, as únicas que eu não pratico são a 1 e a 5, e alias eu não praticava.
    Ler até leio, mas nem sempre é o que eu gosto.

  9. Saibam que leio muito. Romances espíritas e poesias. Também já li, Marley e EU..Mas adorei as dicas. Valeu!
    Obrigada

  10. Adoro escrever poesias, a muito tempo uso Microsoft Word sem problemas. Porém, agora, não estou mais conseguindo, principalmente trocar algumas palavras e corrigir.
    Ficam umas linhas passando por cima da escrita
    e depois o texto começa a tremer. Por favor, me ajudem com este problema. Fico-lhes muito grata.

  11. Bah! como dizem meus amigos gaúchos. Parabéns man, adorei o blog to horas lendo seus artigos, sou estudante de publicidade, e bateu uma vontade profunda de pesquisa sobre a área, mas também com interesse no jornalismo. sucesso!.

  12. Pingback: » Como escrever para internet, em 10 dicas Webinsider
  13. Você disse tudo, eu fasso todos esses passos e amo ler o que gosto, eu já li um livro do meu gosto com mais de 400 pags em 3 dias! E morri de tédio em um livro de 20 pags, demorei uma semana :o, leiam !!! Por que lendo acabamos descubrindo outros mundos…

  14. Atuei algum tempo no transporte de estudantes e reparando estes que eu sempre dava um pequeno “plus” em alguns assuntos comentados durante as corridas, certa vez me questionaram como conseguia.
    Foi com grande alegria que pude exemplificar na pratica o poder da leitura, mas também com tristeza que constatei a falta de interesse destes jovens por tal atividade.
    Hoje tenho visto muita participação jovem nos blogs e redes sociais, o que não deixa de ser uma maneira linda de se expressar utilizando o leitura e a escrita. Fiquei mais esperançoso.
    Quanto a mim, ainda apanho muito ao escrever. Espero um dia escrever tão bem.
    Parabéns…

  15. Adorei seu conteúdo, principalmente a parte onde fala sobre ler o que você está afim, sem a preocupação de “agradar qualquer pseudo-intelectual formado em Letras”.
    Amo esta liberdade…
    Leia Harry Potter, Gibi, rotúlos de produtos, revistas, Diogo Mainarde, Lia Luft, Crepúsculo, Orgulho e Preconceito…
    O importante é a leitura prazerosa.
    Simone

  16. Adorei o post. Principalmente o primeiro item, “ler o que gosta”. Existe muito preconceito contra quem não lê só livros cultos, como se ler por diversão fosse pecado. Nada impede alguém de começar com Harry Potter e terminar em Saramago, mas começar por Saramago e desistir logo de cara é muito fácil. (eu adoro os dois, faço questão de dizer!)

    O item sobre as regras também é importante. Muita gente usa o internetês como desculpa pra “quebrar” regras, mas na verdade nem sabem escrever direito – pra quebrar as regras, primeiro precisamos conhecê-las para saber o que estamos fazendo.

  17. Pingback: Cinco dicas para escrever melhor
  18. Nossa!!! Estava procurando exatamente por isso, e encontro essas dicas incriveis. Curto, direto e facil. Gostei muito das dicas, pois tenho uma vontade enoorme de escrever algo, mas quando comeco, empaco e nao saio do lugar. A-d-o-r-e-i as dicas e vou segui-las a risca! Quem sabe nao sai um livro?

    Vlw pelas dicas!

    Dani

  19. Muito bom artigo. As regras gramaticais são fáceis de compreender e aplicar. Entretanto, o estilo, a semântica e o próprio conteúdo do texto são muito mais complexos. O professor de Portugues sabe corrigir a ortografia, gramática e outros aspectos, mas, na maioria das vezes, não conseguiria produzir aquele texto, no mesmo nível de qualidade literária. É um dom que precisa ser exercitado, e, exatamente, nesse caso, a leitura é imprescindível. Parabéns, Fernando.

  20. Parabens Fernando!

    Objetivamente é isso.
    Para complementar, a publicação pode ser feita via digital. Publiquei um livro de poesias traduzidas na Amazon, para quem é dono do Kindle, Ipad, Iphone e etc.
    Fiz um programa de entrevistas no youtube chamado Mundo Literário Digital para quem é autor e pretende publicar.
    http://bit.ly/cXry1T

    Grande abraço e mais uma vez parabens
    Lucas

  21. Nossa, ótimo artigo! Realmente, uma nova geração de escritores (amadores ou não) está se levantando graças à internet e blogs como esse dão uma ‘mãozinha’ a mais para esse jovens talentos.
    Parabéns!

  22. gostei muito.
    mas permita-me dar a minha versão.

    ler.
    escolher o que ler, pois, para cada finalidade, nem tudo serve. tomar cuidado para não julgar ser mero pseudo aquele que pode nos apresentar coisa diversa do que conhecemos. é duro, mas instrutivo, perceber a ignorância que temos sobre algum assunto que nos interessa.

    escrever.
    não escreva sobre qualquer coisa, mas o que quiser, sem censura, sobre aquilo que lhe interessa. não se obrigue a escrever, faça da escrita um meio de expressar o que tem a dizer. se não tem, não escreva. não se aborreça e não aborreça a ninguém.

    conheça as regras.
    e aqueles que as quebraram e como o fizeram. isto também é informação interessante. quebre as regras, mas não somente por quebrar. com motivos, esta quebra se justificará e possivelmente reforme as regras. elas são a base, mas esta base pode mudar. convém que mude, pois tudo muda.

    anote idéias.
    retome-as quando oportuno. elas são, por exemplo, motivo para se ter o que dizer e escrever. e idéias são ponto de partida para transformar. realize com elas (não as deixe somente ‘anotadas’). também, trabalhe o modo de anotar as idéias. quanto mais complexas, isto se faz mais necessário. pois, por exemplo, a questão da síntese, como meio de reter e comunicar o complexo, é que está na razão de ser do escrever, mas também e principalmente do desenhar, que não entrou na história, mas entra agora. ainda, temos a terceira via: combinar escrita com desenho. aqui a história muda e muito.

    sintetize.
    mas isto, na verdade, é difícil pra burro. requer escrita/desenho sobre escrita/desenho. numa palavra, conhecimento sobre o assunto; tempo investido usando nossa capacidade de pensar (in-telectu-alidade). não confunda superficialidade com síntese. são coisas bem distintas.

  23. Excelente post, dicas realmente preciosas, simples, porém capazes de fazer toda a diferença. Como escrevo diariamente em minha profissão e no ano passado retomei o hábito da leitura (principalmente do que gosto de ler),percebo como a evolução é constante. Vale muito a pena investir em leitura, sem frescura e sem preconceito. Parabéns, ótimas dicas.

  24. Tem uma frase antiga que diz que a pessoa tem que ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Pois bem, não se especifica o QI necessário do filho (realmente nao faria sentido). Não informa a qualidade da árvore (até porque plantar um Jacaranda deve dar um trabalho herculâneo). Também nao se exige um livro best-seller, muito menos que eleve seu autor na categoria de candidato à cadeira na Acadêmia de Letras, portanto devemos nos empenhar na pratica da Escrita e Leitura, como dom, mesmo que nao sejamos um Saramago. Obrigado pelo texto e dicas.

  25. Muito bom o artigo, mas uma dica boa também é arrumar o nome da matéria na URL desta página, rssrs webinsider.uol.com.br/2010/07/27/cinco-dias-para-escrever-melhor/, lá está cinco DIAS para escrever melhor e não DICAS! 😉

  26. ótimo artigo. concordo muito com a terceira dica – quando você domina as regras do jogo, saber quebrar de forma inteligente é o que diferencia você, o que deixa sua marca. é a dissonância que cria a exclusividade

  27. Pingback: Webwriting – Dicas para escrever melhor.
  28. Adorei as dicas de como escrever melhor, com certeza seguirei, pois preciso para mim preparar para redações de vestibulares.

  29. É isso ai! Resumindo tudo … pratique … só a pratica leva a perfeição ou quase lá…. e realmente, se você não gosta do que faz “ou ler” não fará bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *