A indexação de conteúdos e a qualidade da busca

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Cada vez mais a clareza e a organização das documentações são importantes para um bom arquiteto da informação.

Mais do que a construção de um protótipo bem feito, é necessário documentar como se organiza a estrutura por trás das telas.

E, com a cultura do hiperlink, é impensável criar um site sem considerar tags ou assuntos relacionados, mesmo que não façam parte do front-end.

Portanto, a forma como é feita a indexação de conteúdo é decisiva na hora de apresentar uma busca eficiente e exibir sugestões de conteúdos que realmente façam sentido.

A premissa básica é definir hierarquias aos agrupamentos de palavras-chave.

Ou seja, quais seriam os grupos de palavras-chave que não podem faltar ao indexar um conteúdo?

E quais seriam os grupos de keywords que poderiam ser complementares?

Campos de preenchimento

Para facilitar a sua gestão de acompanhamento do projeto, insira campos de preenchimento no seu site administrativo.

Vai facilitar a vida de quem vai inserir o conteúdo e garantir que o processo que você imaginou seja realmente implementado.

E, se caso o seu administrador de conteúdo não seja um redator com experiência em textos, semântica e construção de conteúdo, as keywords já devem vir definidas.

Cabe a você montar um modelo padrão de inserção de conteúdo para ele. Daí a importância de um arquiteto da informação ter uma boa experiência em editoração.

Mas como escolher esse grupo de palavras-chave prioritárias? Olhando para a própria categorização que você criou.

Para facilitar, aqui estão alguns exemplos de keywords que devem ser prioritárias:

  • Nome da categoria a que o texto pertence.
  • Tipo de conteúdo.
  • Palavra-chave (ou palavras) que melhor define o contexto do conteúdo.
  • Palavra-chave (ou palavras) que melhor define o contexto de uso do conteúdo.

Então, dê sequência com as keywords complementares.

Agora, quando o assunto é assunto relacionado, você deve dizer qual vai ser a regra: dentre as keywords prioritárias, quais grupos convergem o conteúdo em assunto relacionado.

Essa dica serve para quem trabalha com arquitetura da informação e também para quem tem um blog e quer saber como melhorar a busca dos seus próprios conteúdos.

Organizando ainda melhor a sua base de arquivos no sistema melhora a busca e até o SEO do site. [Webinsider]

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Melina Alves (@melinalves) fundadora da DUX Coworking. Consultora em User Experience, Designer de Experiência e Interação. Mantém o blog Melina Alves.

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3 respostas

  1. O primeiro objetivo do SEO é gerar conteúdo com grande usabilidade (para o usuário humano), o que consequentemente melhora o ranking de buscas.

    Abordo bastante esta questão no meu livro Blogs Lucrativos, que está disponível aqui: http://bit.ly/livroblogs

    O livro mostra muitas dicas práticas para melhorar a indexação e o posicionamento nas buscas.

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