Por que ele não volta ao meu site? Uma das razões pode ser o desinteresse. Procure saber o tempo médio de um visitante no seu site, o índice de rejeições e a quantidade de páginas visitadas. Estas métricas vão trazer dados que podem ajudar a responder a pergunta.
Pode ser que você ainda discorde: – Meu site não é interessante para este público.
Mas que público? É aquele que entra no portal no qual você fez um investimento e que não lhe trouxe conversões. Ou melhor, não compensou o investimento.
Para despertar a atenção de novos consumidores a home page de um site precisa estar “iluminada”; caso contrário a “escuridão” será refletida na baixa conversão de vendas e na distância até o alcance de metas.
Para começar, se a home é a porta de entrada do negócio, cuide para que sua casa fique limpa e organizada. O consumidor precisa abrir a porta, entrar e tomar um cafezinho enquanto conversa com você. Isto é, correr os olhos na home/conteúdo e em alguns segundos entender a mensagem que o seu site quer transmitir (vender).
Simplificando, todos estes fatores de organização da informação e facilidade na navegação, que envolvem arquitetura da informação e usabilidade, tema essencial quando se fala em e-commerce.
Satisfazendo o consumidor
Sim, o ele veio de algum lugar e alguma coisa ele quer. Pode ser simplesmente conhecer a loja (que bom, demonstra que sua campanha chamou atenção), apenas pesquisar um item ou exatamente comprar o produto da campanha (que ótimo, significa que você fez a coisa certa). E agora a casa tem que estar limpa e pronta para uma longa visita.
Este consumidor vai gostar de ser bem recebido e encontrar tudo o que deseja com muita rapidez e agilidade. Então não sirva o café gelado! Mesmo que ele não encontre o que buscou, esta experiência tem que ficar clara (“não encontramos o produto desejado”). Não permita que o cliente entre no seu site e saia porque não entendeu nada ou perdeu a paciência de navegar entre a lentidão das páginas.
Outro ponto importante: além das informações “básicas” como imagens dos produtos, descrições e comentários, há o preço. Do que adianta investir em mídia e redes sociais se a concorrência tem o melhor preço? #fail
Para se ter a noção da importância do preço competitivo, segundo dados do Google Varejo (A.L.), os brasileiros estão em segundo lugar no uso de comparadores de preços com 34%, atrás apenas dos americanos, com 39%. O Buscapé é o líder neste segmento.
Se todas estas questões não estiverem bem estruturadas, o resultado será desinteresse do público pelo seu site. Algo bem natural, não?
Planeje bem antes de começar uma campanha, pois resultados em visitas e vendas ela poderá trazer de imediato, mas a longo prazo a chance será bem menor. [Webinsider]
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Renata Reis
Renata Reis é formada em publicidade e propaganda, pós graduada em comunicação e marketing e profissional de e-commerce e marketing digital. Mantém o blog Falando de e-commerce.
3 respostas
Bacana! tem sites que esquecem de deixar legal para o entendimento do público-alvo e acabam deixando somente não para os olhos.
O pós-venda é definitivamente essencial.
[]’s
Muito bom.