Se eu tivesse que escolher uma palavra que fale sobre o ambiente de todas as agências com quem já tive contato (e foram muitas) seria: pressa. É impressionante como tudo sempre parece estar atrasado e tudo é urgente.
O que aprendi na prática é que, ao contrário do que parece, a pressa não aumenta a produtividade, pelo contrário, diminui e bastante.
A sabedoria popular diz: o apressado come cru. É muito comum ver o resultado do trabalho em muitas agências, e consequentemente em muitas produtoras também, ficar muito aquém da capacidade dos profissionais envolvidos por causa da pressa e da pressão.
Acontece que o cliente sempre tem pressa mas nunca quer comer cru. Ele devolve o prato, e o profissional tem que refazer (no caso do design) ou sair concertando as gambiarras (em tecnologia).
No final das contas o projeto feito de maneira afobada leva mais tempo, fica mais caro e dá menos resultado do que o feito com calma, tranqüilidade e atenção.
Mas parece que não há nada que se possa fazer a respeito, pois é o mercado que dita as regras com sua mão invisível e implacável. É, esse tal de “mercado” é irracional. Mesmo que faça mais sentido, mesmo que seja melhor pra todo mundo de outro jeito, mudá-lo é uma utopia.
Mas é bom lembrar: tudo que temos de bom hoje, da luz elétrica à água encanada e a internet, era utopia há algum tempo atrás. São as utopias que movem o mundo.
As coisas vão mudar. E os apressados, sempre atolados nas “urgências”, que não levantam os olhos para ver o que está acontecendo, é que vão ficar para trás. [Webinsider]
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Gilberto Alves Jr.
Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.
6 respostas
Ramalho, na web já ocorre que o cliente nem sempre tem razão, só poder de decidir (errado, se for o caso), mas a agência/consultoria tem o dever de orientar e aconselhar.
Eu sempre exponho minha opinião e sugestões, documentadas em atas, e deixo o cliente resolver. Colocando-me à disposição para ganhar “com” o cliente nos projetos, e todos ficarem satisfeitos. Utopia? Milagres acontecem rsrsrs.
Alô FamíliaWEB,
Concordo consigo Jr, mas o factor causador deste problema é a concorrência porque ninguém quer ficar atrás.
Ora, acredito que todo profissional ou Agência tem sempre o cronograma para cada trabalho mas o cliente como em marketing tem sempre razão e ele sabe disso abusa demais. Por sua vez o profissional como quer dinheiro e credibilidade acaba sendo traído por isto que move o mundo(utopia).
Grato por compartilhar esta informação.
Parabéns pelo post.
sera?
Acredito que devemos ter um meio termo. Nem muito apressado nem muito devagar, pois temos prazos a cumprir e explicar, para um cliente, que precisamos de x dias a mais é bastante complicado.
Digo que nem sempre vamos poder fazer o ótimo. Ficaremos com o bom, mas nunca o razoável ou ruim.
Amém!
Estou completamente de acordo.
Custa mudar o curso de um rio, mas não é impossível. Para tal, basta que se queira conquistar a utopia.
(sigo o Webinsider há já algum tempo, parabéns pelos vossos artigos)