A pressa é inimiga da produtividade

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Se eu tivesse que escolher uma palavra que fale sobre o ambiente de todas as agências com quem já tive contato (e foram muitas) seria: pressa. É impressionante como tudo sempre parece estar atrasado e tudo é urgente.

O que aprendi na prática é que, ao contrário do que parece, a pressa não aumenta a produtividade, pelo contrário, diminui e bastante.

A sabedoria popular diz: o apressado come cru. É muito comum ver o resultado do trabalho em muitas agências, e consequentemente em muitas produtoras também, ficar muito aquém da capacidade dos profissionais envolvidos por causa da pressa e da pressão.

Acontece que o cliente sempre tem pressa mas nunca quer comer cru. Ele devolve o prato, e o profissional tem que refazer (no caso do design) ou sair concertando as gambiarras (em tecnologia).

No final das contas o projeto feito de maneira afobada leva mais tempo, fica mais caro e dá menos resultado do que o feito com calma, tranqüilidade e atenção.

Mas parece que não há nada que se possa fazer a respeito, pois é o mercado que dita as regras com sua mão invisível e implacável. É, esse tal de “mercado” é irracional. Mesmo que faça mais sentido, mesmo que seja melhor pra todo mundo de outro jeito, mudá-lo é uma utopia.

Mas é bom lembrar: tudo que temos de bom hoje, da luz elétrica à água encanada e a internet, era utopia há algum tempo atrás. São as utopias que movem o mundo.

As coisas vão mudar. E os apressados, sempre atolados nas “urgências”, que não levantam os olhos para ver o que está acontecendo, é que vão ficar para trás. [Webinsider]

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Gilberto Jr (gilbertojr@gmail.com) tem experiência no mercado digital como designer de produtos, fundador de duas startups, gerente de projetos em agências digitais e gerente de produto no Scup. Agora procura um novo desafio. Veja mais no Linkedin.

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6 respostas

  1. Ramalho, na web já ocorre que o cliente nem sempre tem razão, só poder de decidir (errado, se for o caso), mas a agência/consultoria tem o dever de orientar e aconselhar.

    Eu sempre exponho minha opinião e sugestões, documentadas em atas, e deixo o cliente resolver. Colocando-me à disposição para ganhar “com” o cliente nos projetos, e todos ficarem satisfeitos. Utopia? Milagres acontecem rsrsrs.

  2. Alô FamíliaWEB,

    Concordo consigo Jr, mas o factor causador deste problema é a concorrência porque ninguém quer ficar atrás.

    Ora, acredito que todo profissional ou Agência tem sempre o cronograma para cada trabalho mas o cliente como em marketing tem sempre razão e ele sabe disso abusa demais. Por sua vez o profissional como quer dinheiro e credibilidade acaba sendo traído por isto que move o mundo(utopia).

    Grato por compartilhar esta informação.

    Parabéns pelo post.

  3. Acredito que devemos ter um meio termo. Nem muito apressado nem muito devagar, pois temos prazos a cumprir e explicar, para um cliente, que precisamos de x dias a mais é bastante complicado.

    Digo que nem sempre vamos poder fazer o ótimo. Ficaremos com o bom, mas nunca o razoável ou ruim.

  4. Estou completamente de acordo.
    Custa mudar o curso de um rio, mas não é impossível. Para tal, basta que se queira conquistar a utopia.

    (sigo o Webinsider há já algum tempo, parabéns pelos vossos artigos)

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