Pessoas odeiam processos complicados e principalmente desassociados. Por exemplo, ligamos em qualquer atendimento ao consumidor e a ligação é transferida várias vezes, sendo necessário explicar novamente os fatos a cada etapa, esperando enfim a solução.
Por outras vezes, temos que nos dirigir a vários órgãos para descobrir que a pendência é sempre deve ser resolvida no próximo. Enfim, são vários exemplos que desagradam de uma forma geral quando os processos não são simples e unificados.
O processo de encerramento de compra de uma loja virtual deve seguir o mesmo conceito de simplicidade e facilidade. Porém por um condicionamento geral a grande maioria dos estabelecimentos virtuais oferece os usuais “passos” no processo de finalização da compra.
- Primeiro passo: o carrinho com os produtos e suas quantidades.
- Segundo passo: a identificação ou atalho para iniciar o cadastro.
- Terceiro passo: selecionar o local de entrega e possivelmente uma forma de entrega.
- Quarto e último passo: informar a forma de pagamento e iniciar o processo de fechamento.
E ainda pode haver outros passos intermediários: tipo de embalagem para presente, cartão para presente, novo local de entrega, etc.
Todas essas informações podem e devem estar num processo único, ou seja, numa única página que irá auxiliar o cliente.
Sendo a página de fechamento de compra única, ela irá fornecer vários fatores que irão facilitar e dar mais conforto, entre eles:
- ser possível fazer experiências de locais de entregas diferentes e constar rapidamente sem a perda de foco a mudança no valor total.
- permitir a exibição de mensagem promocional relacionadas ao casamento “forma de entrega” mais “forma de pagamento”.
- Concentração de todas as informações pertinentes à solicitação de compra evitando confusões.
- Criar um ambiente amigável que oferece a simplicidade de único passo de navegação evitando assim os longos carregamentos de páginas.
Um processo de fechamento de compra fácil e rápido criará um fator extra que auxiliará em mais conversões de vendas. E ainda poderemos aliar essa página ao processo de compra sem a necessidade de cadastramento na loja virtual, assunto que trataremos em outra matéria. Toda forma de melhorar a prestação de serviço com certeza proverá uma melhor experiência de consumo que por conseqüência criando um ambiente maior de confiança.
[Webinsider]
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Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.
3 respostas
Uma idéia simples mas poderosa, as vezes as empresas complicam algo que precisa ser simples, um exemplo disso é o fechamento da compra. Quanto mais simples, mais fácil e melhor para o fechamento.
Quando sua página de fechamento de compra estiver tão simples que até alguém que está usando a Web pela primeira vez consiga utilizar então estará perfeito!
Rodolfo Maciel
http://twibits.com
Recomendo a leitura destes dois posts:
How to make your shopping cart suck less:
http://theoatmeal.com/comics/shopping_cart
e
Design for Conversion – Checkout Page Redesign
http://experienceblogger.com/post/1081389180/design-for-conversion-checkout-page-redesign
Abraços.