O cliente busca o produto e não acha. O que fazer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Se um cliente entra na loja virtual e começa fazendo uma busca, duas coisas são certas: primeiro que existe o desejo de adquirir aquele produto e que se a oferta for tentadora é 99% de certeza que uma venda irá se concretizar.

Logo podemos analisar que o fator mais importante neste processo todo para conseguir aumentar o número de vendas realizadas é ter o produto procurado.

Muitas vezes os termos para busca são digitados de forma errada pelo cliente. Outras vezes são utilizados nomes regionais, entre outras infinidades de variantes. Realmente conseguir mapear e configurar todas essas condições para uma busca é um processo extremamente trabalho e árduo. Por isso muitas vezes não recebe a devida importância.

Todavia existe uma maneira simples de se criar um processo que auxiliará o lojista no dia a dia, para que os próprios resultados de busca direcionem as atitudes que devem ser tomadas.

Simplesmente criando um gatilho dentro do sistema, que quando uma busca não encontrar resultado, seus dados devem ficar registrados com data e hora, para futura consulta pelo administrador.

Dessa forma será possível verificar se o que está sendo procurado (produto) existe, porém no sistema é conhecido por outro nome. Somente será necessário adicionar esse termo as palavras-chaves dos produtos e na próxima busca a exibição de resultado será garantida.

No conceito que a loja virtual é uma prestadora de serviço com vendas de produtos atreladas, se detectado que muitos produtos procurados não fazem parte do catalogo online, existe duas opções: passamos a oferecer esse produto através do aumento de portfolio da loja ou direcionamos o cliente para outra loja (pode ser parceira ou não) que contenha o que está sendo desejado.

Dessa forma estaremos na essência auxiliando o cliente a conquistar aquilo que almeja – é como se ele entrasse em nossa loja física loja perguntando por um determinado produto; não sendo possível atendê-lo, iremos direcioná-lo para o local onde com certeza encontrará. Dessa forma não estaremos perdendo uma venda e sim ganhando um cliente. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. É verdade. Ganhar um cliente é muito importante, mesmo que de início ele não compre um de seus produtos.
    Lembro-me de uma palestra que assisti em que foi citado o exemplo de um vendedor de BMW’S que honestamente indicou um veículo do concorrente para que o seu cliente não extrapolasse no orçamento dele, o resultado foi que um ano depois ele voltou e comprou a BMW que desejava e com o mesmo vendedor!
    Ao se colocar na posição do cliente você transmitirá uma impressão totalmente diferente para ele. Isso vai conquistá-lo.
    Transportar isso para as lojas virtuais é um desafio interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *