Frete: entrega gratuita pode ser mais lucrativa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quando um consumidor consegue encontrar o produto que deseja, com preço que considera justo, a venda está praticamente realizada. Porém para aquelas lojas online onde se faz necessário selecionar a forma de entrega e o valor correspondente, está criada uma barreira que normalmente veta metade da possibilidade da concretização da venda.

Muitos consumidores preferem comprar em lojas físicas para não ter que arcar com o custo do frete ou procurar outros estabelecimentos que ofereçam a entrega gratuita.

Com a entrada da classe D e E no grupo de possíveis compradores de produtos em loja virtuais, o valor da entrega por muitas vezes chega a ser 20% do valor de pedido baixos, quando todo centavo conta na hora de finalizar o pedido.

Ao criar formas para que os consumidores não se preocupem com o valor da entrega no momento de finalizar o processo de compra, automaticamente estamos extinguindo uma barreira e criando um diferencial positivo e estimulante para alavancar mais vendas.

A forma de entrega gratuita é um fator decisivo para conclusão de vendas, logo se faz necessário amplificar esse fator.

Um estudo realizado pela Compete Online Shopper traz algumas informações sobre o que pensam os consumidores de uma forma geral sobre a entrega:

  • 93% dos consultados sinalizaram que frete gratuito incentiva a compra online;
  • 67% dos consumidores afirmam comprar os produtos em loja física para economizar o frete;
  • Custo elevado de frete foi apontando como uma das principais razões pela insatisfação da experiência de compra.

Uma forma interessante é criar parcerias com fornecedores para que estes subsidiem parte do frete, ou ainda de alguma forma o próprio lojista subsidiar por completo o frete, visto que exponencialmente suas vendas devem crescer, criando assim um lucro maior ao final do processo, que irá cobrir os gastos com as entregas.

Em última instância, tente praticar o menor frete possível e ou ainda um valor fixo, porque dessa forma poderemos sinalizar o valor da entrega antes mesmo da intenção de compra ser iniciada, criando assim um facilitador mental para o consumidor. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Negociar sem cobrar o frete é prejuízo para o comerciante, arcar com este custo, não vira, fica como trocar figurinhas ou até mesmo não ter lucro.

    Se os custos do frete são altos, devem reclamar para os transportadores, o comerciante não é obrigado a arcar com o frete.

    Eu tenho uma empresa e vendo mercadorias e o frete é sim cobrado, exceto se o cliente vai retirar na empresa ou estiver bem perto, com isso, realizará a entrega em mãos, sem o intermédio dos Correios, Transportadora.

  2. A exemplo do primeiro comentário, tbém deixei de fazer algumas compras nacionais por conta do frete encarecer ao ponto absurdo. Entretanto tenho comprado itens estrangeiros, sempre com free shipping!! Como e pq isso acontece? Infelizmente sou ignorante qto a essas informações.Taí algo a ser falado.

  3. Até acho interessante o valor do frete ser gratuito, mas o problema é que os bons serviços são caros. Existem muitas empresas transportadoras que cobram barato, mas o serviço e cuidado com as mercadorias não são nada confiaveis. Empresas como DHL, Fedex, UPS encarece muito o valor final da mercadoria e os Correios que é o mais utilizado ainda não tem um serviço intermediário de entrega entre uma expressa e uma mais lenta para poder baratear o custo. Ou vc paga o Sedex que e o servico mais caro ou paga a encomenda simples que o mais barato e bem mais demorado. Diferente que nem estados unidos onde vc tem varias opcoes de frete, gratuito geralmente em 5-10 dias, 3 dias, 2 dia e dia seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *