As variantes do futuro e fatores desequilibradores

O futuro é feito de fatos que se tornam irreversíveis no presente.
Nepô. Da coleção de frases.

Futuro. Quais as variantes?

O futuro sempre será a projeção de nossas necessidades atualizadas. Só se conhece o futuro, projetando o como as resolveremos.

Olhando para trás vê-se que é preciso separar, então, o que não muda (necessidades), para o que muda (como as resolvemos). Assim as necessidades vitais de preservação da espécie humana passam por:

  • Reprodução;
  • Alimentação (sólida e líquida);
  • Habitação;
  • Respiração;
  • Vestimenta.

(Mudanças genéticas – inéditas – podem, pela primeira vez, alterar necessidades humanas, do tipo seres estéreis, ou que bebem e comem menos.)

Para isso, precisamos e somos dependentes de metodologias e tecnologias que nos permitem ter e fazer para suprir as necessidades vitais:

Diretamente:

  • Produção;

Indiretamente:

  • Locomoção;
  • Relações;
  • Comunicação;
  • Informação;
  • Educação;
  • Abstração.

Fatores fundamentais a serem projetados como desequilibradores radicais do ambiente nesses processos de sobreviver no futuro:

  • Tamanho população;
  • Perfil da população;
  • Escassez de recursos naturais;
  • Meio ambiente do planeta;
  • Meio ambiente do universo (asteróides, meteoritos, etc.)

As mega-tendências vão ser articuladas, a partir dessas variantes. Divirta-se! [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Avatar de Carlos Nepomuceno

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Uma resposta

  1. Boa tarde Sr. Nepu, na minha simplicidade peço se possível para cada topico: conceito. o que há na sua visão hoje irreversivel, referente a cada topico, e de esperançoso,a cada um , e o que podemos fazer para suprida nossa necessidade estar como que uma receita com olhar positivo para o futuro isto considerando as variantes tanto externas quanto internas no ser humano: e se possível classificar por grupos com maior poder aquisitivo, e os com menos, e os que vivem abaixo destes dois grupos:(Mental, espiritual, fisicos, efeitos mutação, ingeridos de informações, consequencias de consumismo, de efeito cumulativo no organismo, e/ou outros). E também quero pesquisar cada tópico depois partilho com o Senhor. Muito obrigada pela atenção e compreensão.

    Bernadete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *