Raramente você terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.
Robert Wong, presidente da Headhunters Korn-Ferry.
Costuma-se dizer que, se você falhar no planejamento pessoal, poderá também planejar para falhar. O mercado de trabalho para executivos é cruel, onde os fracos perecem e somente os fortes e visionários permanecem e vencem. É preciso saber em que ramo de negócios apostar e especializar-se nele de maneira ampla e construtiva.
Não bastam traçar estratégias corretas, segui-las com precisão e obter os recursos necessários para manter o planejamento. É preciso realizá-las.
Não esqueça: o melhor projeto do mundo não vale um tostão se não sair do papel.
Administrar uma carreira assim como um negócio não permite erro – progride e tem êxito aquele que pensa com racionalidade, age com coragem e enfrenta os seus medos e cobranças pessoais com determinação.
Em cima do alicerce você deve construir, tijolo a tijolo, um muro firmemente levantado que não sofra prejuízo de qualquer abalo que possa vir a ocorrer no futuro.
Sua carreira é este muro, resultado da soma de todos os tijolos, ou seja, de todas as iniciativas que forem tomadas para fortalecer a sua história profissional.
Porém pense estrategicamente, porque o valor de cada tijolo conta muito. Devem existir propósitos, contextos e finalidades em cima de cada ação que você vier a tomar.
Assim é você em sua carreira.
É preciso saber que ser forte vai além de contestar especulações. A empresa jamais cuidará de você nem do seu futuro – a ela você só interessa enquanto produzir muito, reclamar pouco e ganhar menos ainda. Por isso você é a representação contínua de esforços e de multiplicações de boas e inovadoras idéias.
Qualificar sua carreira vai além de conceitos espontâneos, emocional e vivencional. É preciso saber que todo bom profissional é frequentemente avaliado e será assim sempre. Por isso tenha sempre em mente duas lições importantes:
- Construa benefícios de mão dupla;
- Aprenda com os outros – sempre.
Não esqueça: “Para maximizar o sucesso de sua carreira, esteja atento para os três aspectos fundamentais da comunicação eficaz: a linguagem corporal, o tom da voz e as palavras”.
Mas acima de tudo fica uma sugestão muito importante sobre você com sua vida profissional:
A vida é curta. Não permaneça em um ambiente em que você é solicitado a comprometer seus valores. Não desperdice seus talentos com pessoas que não sabem apreciá-los e acima de tudo relacione-se de forma inteligente. [Webinsider]
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Daniela Maimone
Daniela Maimone (danielamaimone@gmail.com) é publicitária, escritora e fotógrafa. Mantém o blog Vivendoja e o Twitter @dani_publica. Confira seu portfolio.
3 respostas
Oi, Daniela.
Muito legal e lúcido o seu artigo. Parabéns, principalmente pelo fechamento:
“A vida é curta. Não permaneça em um ambiente em que você é solicitado a comprometer seus valores. Não desperdice seus talentos com pessoas que não sabem apreciá-los e acima de tudo relacione-se de forma inteligente.”
Só um adendo. Precisa-se de muita coragem para ser um entre milhões.
Gostei do comentário do Cristiano e de sua frase. Curti muito do artigo também, da uma ótima idéia do simples no complexo. Sim pois a vida é algo que todos temos [em partes claro] e poucos sabem desenvolvê-las ao ponto de se comparar à uma empresa. Algumas pessoas só o comum lhe basta, já para outras o legal é ir além. Eu estou lendo um bom livro cujo o título é: VC é uma marca! [sem demais propaganda] que menciona a pessoa (eu por ezemplo) como o meu principal ativo, ou seja, eu como o ponto de meu sucesso comparado ao mundo corporativo. Acho muito válido a idéia de vc ser o seu negócio, é assim que surge novos empreendedores. Parabéns!
“Não seja fiel a empresas. Seja fiel a sua carreira!”