Gerencie-se: o seu negócio é você mesmo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Raramente você terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.
Robert Wong, presidente da Headhunters Korn-Ferry.

Costuma-se dizer que, se você falhar no planejamento pessoal, poderá também planejar para falhar. O mercado de trabalho para executivos é cruel, onde os fracos perecem e somente os fortes e visionários permanecem e vencem. É preciso saber em que ramo de negócios apostar e especializar-se nele de maneira ampla e construtiva.

Não bastam traçar estratégias corretas, segui-las com precisão e obter os recursos necessários para manter o planejamento. É preciso realizá-las.
Não esqueça: o melhor projeto do mundo não vale um tostão se não sair do papel.

Administrar uma carreira assim como um negócio não permite erro – progride e tem êxito aquele que pensa com racionalidade, age com coragem e enfrenta os seus medos e cobranças pessoais com determinação.

Em cima do alicerce você deve construir, tijolo a tijolo, um muro firmemente levantado que não sofra prejuízo de qualquer abalo que possa vir a ocorrer no futuro.

Sua carreira é este muro, resultado da soma de todos os tijolos, ou seja, de todas as iniciativas que forem tomadas para fortalecer a sua história profissional.

Porém pense estrategicamente, porque o valor de cada tijolo conta muito. Devem existir propósitos, contextos e finalidades em cima de cada ação que você vier a tomar.

Assim é você em sua carreira.

É preciso saber que ser forte vai além de contestar especulações. A empresa jamais cuidará de você nem do seu futuro – a ela você só interessa enquanto produzir muito, reclamar pouco e ganhar menos ainda. Por isso você é a representação contínua de esforços e de multiplicações de boas e inovadoras idéias.

Qualificar sua carreira vai além de conceitos espontâneos, emocional e vivencional. É preciso saber que todo bom profissional é frequentemente avaliado e será assim sempre. Por isso tenha sempre em mente duas lições importantes:

  • Construa benefícios de mão dupla;
  • Aprenda com os outros – sempre.

Não esqueça: “Para maximizar o sucesso de sua carreira, esteja atento para os três aspectos fundamentais da comunicação eficaz: a linguagem corporal, o tom da voz e as palavras”.

Mas acima de tudo fica uma sugestão muito importante sobre você com sua vida profissional:

A vida é curta. Não permaneça em um ambiente em que você é solicitado a comprometer seus valores. Não desperdice seus talentos com pessoas que não sabem apreciá-los e acima de tudo relacione-se de forma inteligente. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Daniela Maimone (danielamaimone@gmail.com) é publicitária, escritora e fotógrafa. Mantém o blog Vivendoja e o Twitter @dani_publica. Confira seu portfolio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Oi, Daniela.
    Muito legal e lúcido o seu artigo. Parabéns, principalmente pelo fechamento:
    “A vida é curta. Não permaneça em um ambiente em que você é solicitado a comprometer seus valores. Não desperdice seus talentos com pessoas que não sabem apreciá-los e acima de tudo relacione-se de forma inteligente.”

    Só um adendo. Precisa-se de muita coragem para ser um entre milhões.

  2. Gostei do comentário do Cristiano e de sua frase. Curti muito do artigo também, da uma ótima idéia do simples no complexo. Sim pois a vida é algo que todos temos [em partes claro] e poucos sabem desenvolvê-las ao ponto de se comparar à uma empresa. Algumas pessoas só o comum lhe basta, já para outras o legal é ir além. Eu estou lendo um bom livro cujo o título é: VC é uma marca! [sem demais propaganda] que menciona a pessoa (eu por ezemplo) como o meu principal ativo, ou seja, eu como o ponto de meu sucesso comparado ao mundo corporativo. Acho muito válido a idéia de vc ser o seu negócio, é assim que surge novos empreendedores. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *