Boa parte das vendas de uma loja virtual é composta de produtos comprados com o propósito de presentear alguém. E sabemos que muitas vezes os presentes nem sempre agradam, ou simplesmente não servem, não combinam, entre outros motivos pessoais de quem recebe.
E sabendo que a política de troca deve ser respeitada conforme as leis, um produto comprado por internet tem o prazo de sete dias de devolução após o recebimento, com os valores dos produtos e mais os custo do envio ressarcidos integralmente e claro que também o valor do frete para referida devolução ao lojista.
Uma forma interessante que já foi divulgada pela Amazom.com e que será utilizada breve, é fazer com que antes que seja despachado o presente para o destinatário, exista alguma maneira de contatar o presenteado e saber se é do interesse dele receber mesmo o presente ou se prefere simplesmente trocá-lo por vale compra da própria loja.
Essa ideia é bem interessante e mostra como é possível adaptar a vendas por internet com conceitos próprios. Desta fora seria diminuido razoavelmente o número de trocas de presentes, coisa tão comum no mercado físico. Antes de receber os presentes, o presenteado seria consultado se realmente gostaria de recebê-los e, caso contrário, automaticamente teria o valor do presente à disposição para comprar algo do seu interesse. E o mais importante, a decisão cabe ao presenteado e não à empresa ou comprador.
Num primeiro momento essa prática poderá parecer fria e objetiva, porque podemos pensar: “- Mas e o trabalho e carinho que a pessoa teve para escolher o presente como fica?”.
Exatamente como é no mundo físico, quando muitas pessoas no dia seguinte vão aos estabelecimentos comerciais e fazem as trocas dos produtos. Ou seja, trata-se de uma prática comum e aceita, a troca de presentes. O que acontece é que no comércio eletrônico a maioria das vezes a loja não está perto em distância para facilitar essa troca.
Para tudo isso ocorrer, só seria necessário acrescentar um campo opcional no cartão de presente, com o e-mail do presenteado, para que a loja envie um e-mail com as informações necessárias se houver o interesse na troca e emitir um vale compra.
E com isso você terá agradado seu comprador inicial que executou uma compra e mais o presenteado que recebeu toda a atenção e teve suas escolhas respeitadas. [Webinsider]
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Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.