Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Boa parte das vendas de uma loja virtual é composta de produtos comprados com o propósito de presentear alguém. E sabemos que muitas vezes os presentes nem sempre agradam, ou simplesmente não servem, não combinam, entre outros motivos pessoais de quem recebe.

E sabendo que a política de troca deve ser respeitada conforme as leis, um produto comprado por internet tem o prazo de sete dias de devolução após o recebimento, com os valores dos produtos e mais os custo do envio ressarcidos integralmente e claro que também o valor do frete para referida devolução ao lojista.

Uma forma interessante que já foi divulgada pela Amazom.com e que será utilizada breve, é fazer com que antes que seja despachado o presente para o destinatário, exista alguma maneira de contatar o presenteado e saber se é do interesse dele receber mesmo o presente ou se prefere simplesmente trocá-lo por vale compra da própria loja.

Essa ideia é bem interessante e mostra como é possível adaptar a vendas por internet com conceitos próprios. Desta fora seria diminuido razoavelmente o número de trocas de presentes, coisa tão comum no mercado físico. Antes de receber os presentes, o presenteado seria consultado se realmente gostaria de recebê-los e, caso contrário, automaticamente teria o valor do presente à disposição para comprar algo do seu interesse. E o mais importante, a decisão cabe ao presenteado e não à empresa ou comprador.

Num primeiro momento essa prática poderá parecer fria e objetiva, porque podemos pensar: “- Mas e o trabalho e carinho que a pessoa teve para escolher o presente como fica?”.

Exatamente como é no mundo físico, quando muitas pessoas no dia seguinte vão aos estabelecimentos comerciais e fazem as trocas dos produtos. Ou seja, trata-se de uma prática comum e aceita, a troca de presentes. O que acontece é que no comércio eletrônico a maioria das vezes a loja não está perto em distância para facilitar essa troca.

Para tudo isso ocorrer, só seria necessário acrescentar um campo opcional no cartão de presente, com o e-mail do presenteado, para que a loja envie um e-mail com as informações necessárias se houver o interesse na troca e emitir um vale compra.

E com isso você terá agradado seu comprador inicial que executou uma compra e mais o presenteado que recebeu toda a atenção e teve suas escolhas respeitadas. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Avatar de Marcelo Goberto de Azevedo

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *