Tanto se tem falado sobre e-commerce, onde existem inúmeras possibilidades dentro das redes sociais que podem ofertar novos meios de negócios e principalmente um público já totalmente voltado para o conceito eletrônico.
Neste meio uma nova sigla se está cunhando, que é o F-commerce, ou seja, a arte de negociar produtos e serviços através da rede social Facebook.
Para entender porque essa rede social está conseguindo criar um termo próprio, seguem alguns dados desse universo:
- São 600 milhões de usuários
- Média de 130 amigos cada um para compartilhar suas experiências mais recentes de compras
- 14 minutos por dia dentro da rede social
- 40% das pessoas usam sites de redes sociais ao fazer compras online
- 68% dos fãs visitam as páginas dos lojistas para manter-se atualizado sobre vendas e promoções
- Fãs estão 41% mais propensos a recomendar um produto
- Para algumas empresas 20% das vendas são através de sua loja no Facebook
- Valores de carrinho são de 7 a 10% superiores através do Facebook
- O número de transações em lojas do Facebook está crescendo 10% ao mês
Estes números são todos baseados num mercado globalizado, ou seja, não é uma métrica local ou mesmo de um cenário norte-americano. Mas mesmo sendo globais, são números tentadores para qualquer lojista. Conseguir alcançar rapidamente um número incomensurável de consumidores oferece praticamente a chave inicial do sucesso para qualquer lojista.
Um novo componente chamado “Facebook Fan Page Toolkit” que em breve será anunciado irá fornecer a possibilidade de uma pessoa criar e gerenciar a sua loja no Facebook, sem a necessidade de saber programação ou codificação.
Sendo assim, reunimos algumas dicas para quem deseja ingressar neste novo conceito de negócios virtuais:
- Escolha um aplicativo para a loja que seja fácil de configurar e personalizável
- Diga aos clientes onde encontrar a loja e como funciona
- Importe os e-mails para o aplicativo de promoções
- Promova ativamente os produtos, promoções e descontos através de e-mail, Twitter e Facebook
- Use excelentes fotografias de alta definição e imagens
- Use o mural como se fosse a página da loja virtual
- Recompense os fãs com descontos exclusivos e promoções
- Mantenha-se dentro do ecossistema do Facebook durante o processo de finalização de compra
- Você pode medir com ferramentas de análise, mas também poderá adicionar o Google Analytics ao Facebook
Estes itens logo estarão disponíveis para o Facebook e você poderá fazer alterações de forma rápida e eficiente em sua loja e na página de entrada do seu f-commerce. [Webinsider]
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Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.
5 respostas
Citar a fonte de informação é sempre bom. Que no caso é:
http://socialcommercetoday.com/f-commerce-statistics-roundup-facebook-commerce-by-the-numbers/
O final da matéria ficou estranho, não entendi porque essa frase: e você não poderá fazer alterações de forma rápida e eficiente em sua loja e na página de entrada do seu f-commerce.
Oi Filipe, você tem razão. Consertamos – havia um ‘não” a mais. Está ok agora.
A matéria tem um tema interessante, porém teve desfeixo vago.
Na sua opinião, quais sao os bons exemplos hoje de e-commerce que estão sabendo explorar bem o Facebook?