Intrigado por não conseguir interpretar os dados disponíveis no site da Transparência Brasil, um desenvolvedor chamado Thiago Rondon resolveu investigar a fundo como disponibilizá-los de forma clara e objetiva a qualquer cidadão interessado no assunto. Thiago é um dos organizadores do São Paulo Perl Workshop, evento realizado no último sábado e que contou com a presença de alguns palestrantes do exterior, entre eles Larry Wall, o autor da linguagem e co-autor do livro “Programming Perl”.
O que ele fez foi montar um mapa e dividi-lo por cores que sinalizam a distribuição dos investimentos do governo em áreas como Saúde, Educação e Segurança pública, entre tantas outras. O projeto, apropriadamente batizado de “Para onde foi o meu dinheiro?”, está em versão beta e é alimentado com informações abertas e disponíveis no portal da Transparência Brasil.
O interessante no formato utilizado para a disposição dos dados orçamentários é ver literalmente escancarado na tela o que o governo federal faz com o nosso suado dinheirinho: a maior fatia do bolo, quase R$ 1 trilhão, está reservada para gastos descritos como “Diversos”, aonde entram pagamento de pessoal, encargos sociais e dívida. Assim, sem muito detalhamento mesmo.
Mas o mais interessante, sem querer deixar para o final (e já deixando), é saber como ele fez para criar essa aplicação. Nos vídeos abaixo você aprende sobre as técnicas de disponibilização e (re-)organização de dados e também sobre o presente, passado e futuro do OpenData. Outros conceitos e recursos usados no desenvolvimento envolvem RDF, DataFlow, FOAF, DBIx::Class e Open Knowledge Foundation (na pequisa para a melhor forma de visualizar os dados).
Vídeos no YouTube:
URLs para linkar com as referências citadas acima:
- RDF
- DataFlow
- FOAF
- DBIx::Class
- Open Knowledge Foundation
- OpenData
- Transparência Brasil
- Para onde foi o meu dinheiro?
- São Paulo Perl Workshop
[Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
3 respostas
Tem uma entrevista do Professor Wilson Gomes da UFBA (@willgomes), pesquisador de Internet e democracia, que fala de outros exemplos interessantes de uso dos recursos digitais para cobrar decisões do governo.
http://www.blogdogeddel.com.br/democracia-digital/
Genial!
Assim fica mais fácil entender.
Parabéns pela iniciativa!
=)
Lucas Selbach
Ótima iniciativa! Para quem quer mais desdobramento, a exmeplo de que como o recurso da Saúde chega a Estados e Municípios, acesse o endereço http://www.saude.gov.br/saladesituacao.
Abs,
Aline