Encontrar bons profissionais de link building é difícil. E é mais complicado ainda mantê-los motivados, fazê-los permanecer na empresa. Afinal, esse pode ser um trabalho muito enfadonho. Entretanto, existem algumas maneiras para deixar esta atividade mais gratificante.
É preciso buscar alternativas para deixar o trabalho mais interessante e ajudar o funcionário a crescer. Reservar um tempo a cada semana para esse projeto traz bons resultados. Aqui vão alguns exemplos.
Flexibilidade e investimento na criação
O profissional é criativo? Lembra-se de todas aquelas ideias sugeridas e descartadas por você, porque achou que não funcionariam? É preciso mudar essa postura!
Libere seu pessoal para “gastar um pouco de tempo” por semana para testá-las. Muitas podem não funcionar, porém outras boas ideias podem surgir destas.
Como disse Thomas Edison: Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil jeitos que não funcionam.
Participação em eventos
A pessoa é interessada, participativa? Incentive-a ir a eventos relacionados ao negócio. É uma ótima oportunidade de obter alguns bons links que dificilmente seriam conseguidos via e-mail ou telefone.
Leve-a para conferências, câmaras de comércio ou quaisquer outros eventos de negócios locais. O ROI de links definitivamente justifica os custos. Com certeza seus concorrentes também fazem isso e nessas conferências há muita “troca de figurinhas”, são locais onde o link building começa.
Algumas empresas são relutantes em enviar profissionais para esses eventos, com medo de eles serem recrutados por outras empresas. Acredite: quando eles quiserem outro trabalho, eles encontrarão. Então, o segredo é mantê-los felizes e motivados a continuar colaborando com o seu negócio.
Utilize marketing tradicional
Todos procuram por aquela ideia fantástica que irá mudar o mundo. Então, muito do marketing tradicional pode ser aplicado para o link marketing. Se o seu profissional é de marketing, isso já é uma grande vantagem. Deixe-o se aprimorar, depois encontre maneiras de aplicar isso ao link building.
Orçamento apertado? Use táticas de marketing de guerrilha. É um bom recurso para reduzir custos.
Incentive por meio do gosto pessoal
Outro jeito é deixá-lo estudar sites de sucesso nas áreas de sua preferência. O interesse pelo tema torna mais fácil analisar ideias e cases bem sucedidos. Depois encontre uma maneira de aplicar esse conhecimento no seu site. Os resultados são surpreendentes.
Estas são apenas algumas maneiras de fazer com que o trabalho de link building seja um pouco menos tedioso. O seu funcionário será mais produtivo, obterá links de melhor qualidade e permanecerá em sua empresa por mais tempo.
Vale a pena investir!
Baseado no post em inglês: Making Link Building More Rewarding
[Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Guilherme Grillo
Guilherme Grillo é desenvolvedor web com foco em Web Marketing e mantém o Twitter @AnalistaSEO.
2 respostas
Muito boa a matéria, li do início ao fim, parabéns!
Atualmente trabalho na área e para mim é muito importante matérias como essa para conhecimento. Obrigado!
http://www.interoffices.com.br
Guilherme
O post é muito bom, mostra caminho de como motivar o profissional de link building.
está de Parabêns!