Use o blog como apoio às vendas no e-commerce

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Todos sabemos da importância de ter um blog associado a uma loja virtual. Entre as inúmeras vantagens, as principais são a humanização da marca, a geração de conteúdo relevante, tornar-se referência e aumentar as formas de ser encontrado, entre outros tantos benefícios já largamente divulgados.

Portanto, se faz necessário a criação desse mais esse canal de comunicação.

Utilizando o modismo momentâneo de cunhar novas nomenclaturas para novos tipos de comércio eletrônicos, eu proponho a criação do termo b-commerce, que em síntese trata de incentivar que o conteúdo gerado para um blog contenha ferramentas que auxiliem na efetuação de compras.

Não estamos falando simplesmente de atalhos para telas de detalhe dos produtos, como na maioria dos casos. Trata-se de uma simbiose entre a plataforma de venda e a plataforma de conteúdo.

Vamos imaginar alguns acessórios que poderiam auxiliar em informar os consumidores sobre os produtos ou serviços referenciados nos conteúdos. Entre eles:

  • Indicador de disponibilidade e estoque do produto
  • Galeria de imagens em caixa flutuante
  • Destaque para produto promocional através de cores
  • Atalho para inserção do produto ao carrinho
  • Recompensa por comissão para escritores com conversões de vendas provenientes do conteúdo

Com certeza será possível escrever uma lista imensa de facilidades que poderiam ser criadas para dar assistência e especialmente estimularem mais e novas compras.

Esse novo conceito ainda pouco explorado poderá revolucionar a forma como os conteúdos serão avaliados, porque dessa forma um conteúdo mais condizente e muito popular poderá gerar mais rapidamente vendas e por consequência até oferecer lucratividade para os escritores.

É importante fomentar esse mercado que se preocupará em gerar textos mais atrativos e chamativos. E a maior vantagem para o lojista será a unificação do conteúdo com a parte comercial. [Webinsider]

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Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

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4 respostas

  1. Não entendi onde entra o blog na história. Quase tudo que tem ai como imagens em lightbox, estoque, pode ser feito diretamente na pagina de informação do produto. Não vi muito sentido em ter um blog com esse tipo de informação…

    Um blog com review do produto com videos demonstrativos hospedados no YouTube seria mais legal, mais informativo e mais atrativo, na minha opinião pelo menos.

  2. Excelente texto Marcelo! Nós da Brave pensamos exatamento como vc e antes mesmo de lançar o nosso e-commerce http://www.bravemw.com.br, nós criamos o blog http://www.bravemw.com.br/blog para conversar e estar mais próximo do nosso consumidor.

    A estratégia de aliar o blog ao e-commerce é muito boa, atualmente 80% do tráfego do nosso site vem do blog, mas é importante resaltar que manter um blog de qualidade dá muito trabalho!

    abraço

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