O Google+ é uma aposta do Google para retomar sua hegemonia na web. A rede, ainda em fase experimental, propõe aos usuários movimentos que se aproximem ao máximo das interações da vida real. Com uma interface moderna e convidativa, apresenta um novo cenário para os relacionamentos sociais e com maior facilidade para explorar suas funcionalidades.
Entre os recursos disponíveis destaca-se o Hangouts, que permite vídeo conferências entre os amigos, o Huddle, que transforma várias conversas em chat de grupo, para discussões de amigos sobre temas específicos e o Instant Upload, que permite upload automático do telefone direto para a sua plataforma.
A rede de amigos é divida em círculos onde se pode compartilhar diferentes conteúdos, com diferentes pessoas. A formação dos círculos propõe que os usuários tenham seus amigos em grupos específicos, separados para que possam direcionar e compartilhar os interesses adequados para cada um. Por exemplo, o que é de família é para família, o que é de trabalho é de trabalho e o que é para amigos é só para amigos.
O Google+ pretende ser muito mais que uma rede social e apresenta-se como mais uma ferramenta de absorção de dados do Google. Se o poder está na informação, as chances de superação com este contra-ataque pode ser infalível.
No ringue estão em disputa informações de ouro, referentes ao comportamento de navegação de cada usuário. A funcionalidade Sparks reúne vídeos e artigos de interesse do usuário, que ficam à sua disposição na plataforma, o Botão +1, mostra publicamente o que o usuário gosta, concorda ou recomenda na web, aparecendo tanto no Google, nos resultados das pesquisas, quanto em outros sites. Com isso, são identificados os perfis com mais precisão e novas estratégias de ofertas de publicidade segmentada podem ser trabalhadas.
Recentemente o MBA Program Info apresentou um infográfico que mostra o espantoso crescimento do Facebook, com 600 milhões de usuários no mundo e o Google com a marca de 1 bilhão de usuários, informações que comprovam que o Facebook está próximo de se igualar ao Google com as vendas de anúncio e ganhos por click. Uma disputa de feras que não se intimidam com as armas e se renovam a todo o momento.
Estas novidades e facilidades apresentadas no Google+ são inovações possíveis de aplicação e de reformulação para a plataforma do Facebook, e provavelmente até a familiarização dos usuários e credibilidade das empresas, ainda teremos um bom tempo de luta. Dizem até que o Facebook está somando forças com o Skype. No entanto, pode se dizer que é fácil para o Facebook imitar o seu novo concorrente, difícil mesmo é ser o Google. [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Roberto Soares Costa
Roberto Soares Costa é empreendedor, especialista em marketing digital e gestão de projetos web. Sócio na agência digital Otimiza).
Uma resposta
A mídia influencia muito também. Tenho conta no Facebook há muito tempo e só recentemente (depois de tanto se falar em Facebook na TV) meus amigos do Orkut migraram para lá. Hoje em dia parei de usar o Orkut e concentro tudo no Facebook. Quem sabe o mesmo acontecerá com o Google+ daqui a um tempo?