O bom uso do blog pelo profissional da saúde

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A forma como as pessoas procuram informações sobre um produto ou serviço mudou. Antes, buscavam saber as opiniões dos amigos e colegas. Hoje essa situação ainda acontece, mas agora essas informações são procuradas na internet, no Orkut e no Facebook, junto aos seguidores no Twitter, em comunidades e tantos outros meios.

Os futuros clientes de uma empresa ou de um profissional liberal normalmente querem saber mais sobre a pessoa ou negócio antes mesmo de um contato, então, recorrem às buscas no Google, em portais especializados, em sites ou blogs. Por isso, o profissional precisa estar onde seu público está. E se ele está online, esse deve ser o seu caminho também.

O profissional deve quebrar a barreira de focar o marketing apenas nas redondezas de onde presta o serviço e expandir sua divulgação para internet e uma boa forma é criar e atualizar um blog com informações profissionais relevantes ao público.

Muitas vezes podemos encontrar alguma barreira nesse meio e nem sempre os resultados são imediatos, pois primeiro é preciso alcançar uma boa divulgação para depois colher os frutos e isso vem, geralmente, a médio ou longo prazo. Conhecer muito bem os assuntos e o trabalho é essencial para esse retorno positivo.

Se o profissional quiser ter resultados mais rápidos, a internet lhe proporciona ferramentas para isso. Um exemplo é anunciar seus serviços pelo Google Adwords (publicidade feita por compra de palavras-chave).

O fato é: hoje ter seu negócio online é muito significativo e adotar estratégias de marketing na internet, ir além dos cartões de visitas e anúncios tradicionais – rádio, jornais… – é essencial.

Algumas vezes me deparei com emails de pessoas interessadas em contratar meus serviços para uma consultoria em marketing digital tanto para empresas quanto para profissionais liberais.

Mas, como isso funciona se você não é da área da saúde?

É verdade não sou, entretanto isso vale para todo tipo de prestação de serviço e com o profissional da saúde (Nutricionista, Fisioterapeuta, Médico, Educador Físico…) não é diferente. Como tenho muito contato com profissionais da área de saúde, conheço diversos que, por meio dos seus blogs ou sites, conseguiram angariar novos clientes e, até mesmo, firmar parcerias.

Com um blog você poderá mostrar seu conhecimento por meio de artigos, vídeos, podcasts… e assim gerar conteúdo sobre os assuntos interessantes ao seu público-alvo.

Dessa forma, você será lembrado no momento quando alguém necessitar do tipo de serviço que você presta e até poderá virar referência no assunto, expandindo assim, o seu leque de possibilidades de negócio.

Para exemplificar podemos dividir as buscas dos clientes (ou pacientes, dependendo do serviço) de duas formas:

Quando já se tem os nomes dos profissionais e o cliente deseja saber mais sobre eles:

Quando alguém conhece determinado profissional, pode buscar informações sobre ele na internet. Por isso é importante ter bastante material relevante. Isso conta muitos pontos positivos, principalmente quando há a dúvida entre dois profissionais.

Quando se faz a busca por profissionais:

Seu nome nos buscadores (Google, Bing, Yahoo…)

Se seu site ou blog tiver a SEO bem feita e aparecer bem colocado, você poderá ganhar clientes. Exemplos:

Nutricionista em Ipatinga. Veja uma imagem ilustrativa que encontrei quando procurei no Google pelo termo Nutricionista em Ipatinga. Note: o Site Dicas de Nutrição da Dra. Kilza é o primeiro a aparecer no resultado e isso é muito bom para a profissional.

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Nutricionista Belo Horizonte. Quando feita a busca no Google por Nutricionista Belo Horizonte obtive o resultado da imagem abaixo. Nesse caso, tive duas situações: uma no qual uma clínica aparece nos resultados, mas pelo anúncio no Google Adwords como falado acima (n° 1) e a outra situação é a da Nutrício que aparece na primeira posição das buscas naturais.

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Nutricionista Brasília. Nesse exemplo obtive vários sites e blogs nos primeiros resultados, mas, chamo atenção para o site da Andreia Torres que aparece em segundo na pesquisa pelo termo Nutricionista Brasília. Nota: o site mostrado é feito e hospedado pelo Blogspot (hospedagem gratuita).

blogs3

Outros exemplos:

  • Médico São Paulo;
  • Personal Diet BH;
  • Personal trainner no Rio de Janeiro.

Obs: O Google permite que você cadastre seu negócio no Google Places for Business. Isso o ajudará a ser localizado quando alguém fizer uma busca local pelo Google.

São várias as formas como as pessoas podem encontrar seus serviços, por isso é preciso analisar quais são as palavras mais usadas. Um bom trabalho de SEO é essencial.

Além do marketing pessoal e profissional, existem diversas outras possibilidades de negócios alcançadas por meio de um blog ou site:

  • Parcerias com outros profissionais que complementam seu serviço;
  • Novos negócios;
  • Possibilidades de ganhar dinheiro com seu blog;
  • Para quem prefere trabalhar como funcionário de uma empresa, um blog poderá ajudar a conseguir um bom emprego, pois as empresas estão cada vez mais antenadas na vida online das pessoas e muitas buscam novos profissionais pela internet;
  • Parcerias com empresas;
  • Possibilidade de ganhar produtos e serviços de empresas;
  • Prestar consultoria online;
  • Para quem gosta de escrever um blog é um bom ponto de partida para você divulgar um e-book ou um livro impresso. Você pode usar sua estrutura para difundir seu livro e também para vendê-lo.

Enfim, abre-se um leque de oportunidades.

Deu para ver a amplitude desse tema? Mas, é importante saber que o trabalho deve ser feito de forma profissional, afinal, quando falei de internet falei de exposição do seu nome publicamente. Assim, se for aderir à ideia de fazer um blog, faça com bastante qualidade.

Algumas sugestões de sites para criação de um blog são:

WordPress – Um dos mais usados por blogueiros profissionais.
Blogspot – Simples e fácil de usar, porém, um pouco limitado. Para criar um blog pelo blogspot recomendo o Curso Gratuito Blogspot.
[Webinsider]

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Ricardo Euclydes Nazar (@venderon10) é gerente de marketing e vendas de uma empresa de TI e mantém o blog Marketing Digital | Vendas Online.

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5 respostas

  1. Temos investido em duas frentes de trabalho para ajudar os dentistas a alcançar novos clientes: a Otimização para Mecanismos de Buscas (SEO) e os convênios com Planos Odontológicos. A conversão com os visitantes de busca é muito alta e isso torna o resultado do investimento muito satisfatório!

  2. Olá Antonio,

    Muito obrigado pelas palavras. O Blogspot é mais simples mesmo para quem está começando, mas ele tem suas limitações. O mais recomendado para um uso profissional seria o wordpress que te permite fazer inúmeras coisas devido a possibilidade de instalação de plugins.

    Abraços

  3. Gostei muito de suas considerações, Ricardo, pois são extremamente educativas e aplicativas. Seu texto foi-me recomendado por um amigo (professor de uma universidade pública) e veio em um momento muito oportuno, pois tenho pouco tempo de BLOG (apenas sete meses) e ainda aprendendo muito, mas cheio de dúvidas. Achei o BLOGSPOT mais simples para iniciantes com menos domínio de ferramentas virtuais, mas ainda não sei se atinge bem o segmento profissional. Parabéns pela linguagem, simples, cuidadosa e acessível!

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