A recente decisão do Procon-SP de suspender pelo período de até 72 horas, as atividades da B2W Companhia Global do Varejo (responsável pelas empresas Americanas, Shoptime e Submarino), por não entregar os produtos aos consumidores, reacende um eterno dilema do comércio eletrônico: como evitar transtornos ao comprar pela internet?
Na realidade, a maioria dos consumidores não busca informações sobre a loja virtual e, ao comprar, acaba se frustrando. Por outro lado, ainda que haja diversos meios para assegurar proteção ao consumidor, muitos sites desconhecem ou ignoram tanto os direitos do consumidor como os processos de segurança.
O consumidor deve ficar atento a fatores que podem revelar se o site é seguro ou não. Um deles diz respeito ao sigilo nos dados confidenciais do consumidor, como números de cartões de crédito. O ideal é o site investir na tecnologia SSL, pois essa exige que uma conexão segura seja negociada entre o navegador do cliente e o servidor web de uma empresa. Depois dessa negociação, todas as comunicações de dados são criptografadas com as chaves de 56 bits (alta) ou 128 bits (muito alta).
Além disso, busque informações como depoimentos de clientes, política de privacidade, política de segurança ou mesmo a verificação sobre reclamações de outros consumidores. Essas podem ser averiguadas no site do Procon e em outros especializados neste segmento. Essas atitudes poderão reforçar sua credibilidade no site.
Outra indicação é comprar em uma loja virtual que invista na análise de vulnerabilidades em servidores (IPs) e aplicações (URLs). Há também soluções de análise, validação e aprovação de transações financeiras, capazes de garantir aos compradores a segurança de saber que seus dados estão em ambiente seguro e não são repassados nem para os lojistas.
Ressalto ainda a importância de estar atento às empresas virtuais associadas ao e-bit, site especializado em pesquisas de satisfação para e-consumidores, que criou o bitConsumidor, um programa de avaliação de lojas virtuais com a qual os consumidores podem compartilhar com outros as suas experiências de compras no varejo on-line brasileiro. No bitConsumidor, as avaliações de quem comprou são transformadas em medalhas: diamante, ouro, prata ou bronze. Com isso, a loja virtual aparece em um ranking no site da e-bit, possibilitando ao consumidor identificar as melhores opções de compra pela internet.
Além destes fatores, não podemos esquecer: a legislação que protege o consumidor no Brasil é uma das mais modernas e completas do mundo. O Código de Defesa do Consumidor é um verdadeiro manual de procedimentos, estabelecendo todos os critérios que a empresa deve seguir para evitar a insatisfação do consumidor e até problemas jurídicos. Sendo assim, o Código torna-se uma ferramenta tanto a favor do consumidor como do lojista. [Webinsider]
Gisele Friso
Gisele Friso, advogada e consultora jurídica na G.Friso Consultoria Jurídica, especializada em Direito do Consumidor e Direito Eletrônico.
4 respostas
Eu sempre olho a reputação das lojas online no site CENTRAL DE LOJAS ONLINE que possui mais de 20.000 lojas cadastradas e a avaliação das lojas pelos próprios consumidores. Eu adoro e recomendo.
Alguns lojistas crescem em volume de vendas, mas não investem na estrutura da empresa. Entregas atrasam, chegam erradas, demoram para trocar. E quem sofre é o consumidor.
Verificar se uma loja virtual possui medalha do ebit é uma prática bastante utilizada pelos e-consumidores, pois além de ver o que os outros clientes daquela loja acham, a medalha ainda é resultado de um serviço bem prestado pela loja virtual aos seus clientes finais.
Essa é uma prática que trabalhamos com todos os clientes da Ciashop e estamos muito felizes com o resultado e seriedade de todos os nossos clientes.
É uma ótima matéria, retrata quanto é importante ter os dados do seu negócio de forma integra e segura.
E também serve para educar os usuários, para que eles possam ter mais cautela durante uma visita a uma determinada loja virtual (e-commerce), e efetivar da compra.
Parabéns!