Realidade de negócios: tenho um site, logo existo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Fato: o comportamento do consumidor mudou. Atualmente, mais e mais pessoas procuram produtos, serviços e informações de negócios exclusivamente pela internet.

Então, conheça 10 motivos essenciais para uma presença digital:

1. Seus concorrentes provavelmente já estão na web

Há um grande número de internautas que buscam por serviços e produtos oferecidos pela sua empresa.

Então, é preciso se destacar nessas buscas e superar a concorrência, ser referência de qualidade e atendimento e ter bons diferenciais competitivos.

2. Não se engane! Seus clientes ou prospects já fazem suas pesquisas online

Mais e mais pessoas usam a internet para comprar produtos ou como meio de coleta de informações iniciais sobre produtos e serviços.

Um portal adequado vai garantir ao seu cliente uma pesquisa com mais qualidade de informação. A internet propicia uma pesquisa – por parte do usuário – mais tranquila, em seu próprio ritmo e sem qualquer “vendedor pairando” ao seu lado.

Um comprador em potencial vai visitar uma série de sites, antes de ter a sua escolha final. Você precisa ter certeza de que seu site é um dos visitados. Ter essa vitrine bem estruturada é essencial para o sucesso nesse concorrido mercado.

3. Seu site vai promover o seu negócio 24 horas por dia, sete dias por semana

Mesmo quando você está dormindo o seu site pode estar trabalhando por você. Ele pode ser visto 24 horas por dia, sete dias por semana, 52 semanas por ano.

4. O site propicia uma publicidade muito maior por menos dinheiro

Você pode ter diversas páginas de informações sobre sua empresa e seus produtos / serviços – com um bom nível de detalhamento. Se fosse pagar essa divulgação em uma mídia tradicional, o investimento seria altíssimo.

5. É possível atingir clientes locais, nacionais ou mundiais, só depende do estilo do seu negócio

E isso sem nenhum custo extra para você. Na verdade, é possível adaptar o projeto para as necessidades do seu negócio.

6. É possível economizar muito dinheiro

Menores custos de impressão – pela maior independência de folhetos e impressos em geral.

Menores custos de franquia pelo mesmo motivo – e-mail torna-se um método de distribuição principal (e mais barato).

Menores custos com publicidade – o site, quando bem elaborado, dura mais tempo e produz melhores resultados do que anúncios isolados.

7. Aumente a qualidade do atendimento ao cliente

Ao fornecer informações e conteúdo relevante aos seus visitantes, tornará sua empresa uma referência. Além de ser um canal de contato para esclarecer dúvidas, como o FAQ (perguntas frequentes).

Isto é muito útil para os clientes, pois oferece respostas imediatas às suas “dúvidas” rotineiras. É possível – e recomendado – tornar a informação prontamente disponível para seus clientes.

Disponibilize detalhes sobre produtos e serviços e comunique seus clientes por e-mail marketing.

8. Teste novos serviços ou produtos instantaneamente

Pesquisa de mercado.

Você pode adquirir informações importantes de maneira ágil. Um formulário online pode ser preenchido em segundos e fornecer conhecimento valioso para você, com o mínimo de inconveniência para o seu cliente.

9. Dupla de sucesso: e-mail marketing e site

Com e-mail marketing você pode anunciar o seu site. Não há maneira mais rápida de ter suas mensagens de vendas na frente de um cliente em potencial. Elas estão à distância de um clique!

Você pode coletar endereços de correio eletrônico de pessoas que visitaram seu site e manifestaram interesse em seus produtos e usar essa lista para enviar informações relevantes e exclusivas.

10. Seu site pode manter um controle de quantas pessoas o visitaram, além de ser uma ótima ferramenta para cadastro

O cadastro das pessoas que visitaram seu site é muito valioso. São clientes qualificados. Na mídia tradicional você dificilmente vai saber quantas pessoas leem suas ofertas e, mais importante, se são realmente qualificados.

Então, você se convenceu da importância de ter um bom site para a divulgação de seu negócio?

20 milhões de brasileiros já compraram ao menos uma vez pela internet. A web é como uma enorme biblioteca que contém todos os livros já publicados e imagine que seu site é apenas um livro.

Como alguém vai encontrá-lo se no Brasil já são mais de 2,4 milhões de domínios .br?

Estrutura bem elaborada, conteúdo exclusivo e relevante e bons projetos de comunicação são as chaves para isso. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Paulo Érico Canarim (@PauloCanarim) é diretor pedagógico da Nautilos Marketing Digital e diretor comercial da VinicciBrindes. Mais no Facebook.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Parabéns pelo artigo, realmente uma empresa precisa estar ONLINE para existir. Mesmo em negociações OFFLINE será questionada sobre presença digital “Qual endereço do seu site? / Qual seu e-mail?”. Mas além de existir, precisa saber PARA QUE EXISTE, ou seja, quais objetivos, metas, estratégias, métricas, etc. Assim, planejamento é fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *