Suas fotos em álbuns e agendas de telefone para todo mundo ver

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muito tem sido falado sobre a nova política de privacidade do Google. Na Europa, as agências de proteção da informação sob a batuta da Comissária de Justiça da União Européia, Viviane Reding, concluíram que esta nova política está violando a lei do velho mundo.

O CNIL, órgão regulador francês de proteção de dados, também levantou dúvidas sobre a legalidade da política do Google e informou que vai liderar uma ampla investigação.

A comissária disse que as autoridades de controle de informação na Europa pediram às contrapartes francesas para analisarem a nova política.

“Concluiram que estão profundamente preocupados, e que as novas regras não estão de acordo com a lei, e que regras de transparência não foram aplicadas,” segundo Reding.

O que diz o Google

Em janeiro disse que estava simplificando sua política de privacidade, unindo 60 diretrizes em uma única para todos os seus serviços, tais quais YouTube, Gmail e Google+.

O que escreve o Google

Pesquisando um pouco na área de suporte técnico do Google para webmasters encontrei a visão do Google para manter informações pessoais fora do próprio Google. Você também pode checar. Diz assim:

É muito difícil manter informações pessoais fora da internet. As pessoas pertencem a redes sociais e postam fotos, escrevem blogs pessoais, tuitam ou possuem informações profissionais em sites. O que não quer dizer que você queira estes dados mostrados nos resultados de buscas.

Alguns sites como redes sociais e de fotos podem ser compartilhados com a família e amigos. Outros sites podem ser vistos por todos e aparecerem em resultados de buscas. Se você não se sente confortável em aparecer nos resultados, pense bem antes de publicar coisas sobre você mesmo.

Remover conteúdo do Google não quer dizer que este conteúdo será removido de outros mecanismos de buscas.

O Google não é o dono da internet e não controla o conteúdo de outros sites cujos dados aparecem em nossos resultados de buscas. Nossos resultados apenas refletem o que já está publicado em toda a internet.

Ou seja, em linhas gerais o Google pede um pouco de bom senso dos internautas antes de sairem publicando tudo sobre suas vidas. Ainda assim é possível utilizar a ferramenta de remoção de conteúdo do Google e solicitar a remoção de seus dados de vários produtos, tais como Picasa, Orkut, Google+, Maps e Cloud.

Para o YouTube, este é o link específico relacionado a problemas de difamação, direitos autorais, marca registrada e outros assuntos de ordem legal.

Mas se acontecer com você o que ocorreu em Maine-et-Loire, um pequeno lugarejo na França, talvez a única saída seja de fato um processo judicial.

O Google Street View flagrou um homem urinando dentro de sua própria casa. Ele havia julgado estar seguro para urinar no jardim, uma vez que o portão estava fechado. O incauto apenas descobriu estar na internet quando já era alvo de chacota dos vizinhos.

Na ação judicial é pedido que a foto seja imediatamente retirada e que seja paga uma indenização de aproximadamente R$20.000,00.

Nos EUA o senador Charles Schumer solicitou à Comissão Federal de Comércio que investigue relatos de que aplicativos para os sistemas móveis da Apple e do Google roubam fotos particulares e contatos, publicando-os na internet sem consentimento dos usuários.

Também citou uma reportagem do New York Times onde fora publicado que aplicativos para iPhone e Android podem acessar o album particular de fotos de cada usuário e também transferir para servidores o conteúdo da agenda de contatos. Em carta destinada também à Comissão Federal de Comércio o senador diz:

– Estas utilizações vão muito além do que um usuário compreende estar consentindo quando permite que o aplicativo acesse dados no telefone para propósitos de sua funcionalidade.

Em tempo: mediante a quantidade de câmeras públicas espalhadas pelas vias, vale a pena dizer que há mais de uma década é possível localizar uma pessoa na rua em 10 minutos inserindo a sua foto de rosto no sistema digital de reconhecimento facial. Em Londres.

E por aqui a preocupação do momento é se pode ou não vender cerveja nos estádios durante a copa do mundo de futebol de 2014.

Leia também:
Estamos alimentando bancos de dados valiosos

Sua privacidade e as novas regras do Google

[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Leonardo Cardoso de Moraes (leonardo@cardosodemoraes.com.br) é diretor comercial da TI Safe e perito forense.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *