Hoje, independente do estilo do negócio – das grandes corporações ao trabalho em home office, há cada vez mais a necessidade da inteligência coletiva para realizar os projetos.
Foi-se o tempo da empresa de um homem só.
O mercado está mais exigente e a concorrência é imensa, então, as soluções precisam ser exclusivas e entregues com agilidade para manter a competitividade do negócio. Obviamente o custo é um ponto relevante, mas acredite: não é um dos principais.
Outro fator de sucesso – ou fracasso – intrínseco ao nosso mercado são as redes sociais, ou melhor, a capacidade e a qualidade de interação nas redes sociais. E, geralmente, um único profissional não consegue dar conta de todos esses requisitos, do planejamento, do projeto, da execução e das comunicações.
A força coletiva, com toques individuais
Tal qual em um time de futebol, uma equipe de profissionais precisa trabalhar de forma coordenada e com foco nos mesmos objetivos.
Como complemento – muitas vezes é um fator decisivo – as habilidades individuais são extremamente importantes para uma jogada certeira, para marcar o gol. E tanto os gestores quanto os demais membros precisam reconhecer esse “brilho” – muito diferente do estrelismo – a fim de valorizar os talentos e incentivar iniciativas positivas.
Essa competição saudável pode ajudar na motivação e em manter a equipe sempre em busca de inovações e soluções criativas.
Mas, infelizmente, a mentalidade empresarial não é sempre tão evoluída assim e há muitas posturas negativas, levadas pelo ego, pelo medo de ser “uma sombra”, pelo ciúme, inveja, etc.
Enfim, nem todos são assertivos, mas ao se constatar esse ambiente hostil, vale muito a pena buscar novos ares e oportunidades, não é?
O importante é sempre ter em mente que é preciso interagir, compartilhar conhecimentos e experiências e juntar forças com todos os profissionais da equipe, mas sem renegar o individualismo e os seus diferenciais.
Pois, do contrário, seremos apenas máquinas de produzir e isso não é nada gratificante.
Até mais! [Webinsider]
…………….
Mais um artigo para referência:
Ter equipes online é uma nova realidade de negócios.
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.