Respeite sua individualidade no trabalho em equipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Hoje, independente do estilo do negócio – das grandes corporações ao trabalho em home office, há cada vez mais a necessidade da inteligência coletiva para realizar os projetos.

Foi-se o tempo da empresa de um homem só.

O mercado está mais exigente e a concorrência é imensa, então, as soluções precisam ser exclusivas e entregues com agilidade para manter a competitividade do negócio. Obviamente o custo é um ponto relevante, mas acredite: não é um dos principais.

Outro fator de sucesso – ou fracasso – intrínseco ao nosso mercado são as redes sociais, ou melhor, a capacidade e a qualidade de interação nas redes sociais. E, geralmente, um único profissional não consegue dar conta de todos esses requisitos, do planejamento, do projeto, da execução e das comunicações.

A força coletiva, com toques individuais

Tal qual em um time de futebol, uma equipe de profissionais precisa trabalhar de forma coordenada e com foco nos mesmos objetivos.

Como complemento – muitas vezes é um fator decisivo – as habilidades individuais são extremamente importantes para uma jogada certeira, para marcar o gol. E tanto os gestores quanto os demais membros precisam reconhecer esse “brilho” – muito diferente do estrelismo – a fim de valorizar os talentos e incentivar iniciativas positivas.

Essa competição saudável pode ajudar na motivação e em manter a equipe sempre em busca de inovações e soluções criativas.

Mas, infelizmente, a mentalidade empresarial não é sempre tão evoluída assim e há muitas posturas negativas, levadas pelo ego, pelo medo de ser “uma sombra”, pelo ciúme, inveja, etc.

Enfim, nem todos são assertivos, mas ao se constatar esse ambiente hostil, vale muito a pena buscar novos ares e oportunidades, não é?

O importante é sempre ter em mente que é preciso interagir, compartilhar conhecimentos e experiências e juntar forças com todos os profissionais da equipe, mas sem renegar o individualismo e os seus diferenciais.

Pois, do contrário, seremos apenas máquinas de produzir e isso não é nada gratificante.

Até mais! [Webinsider]

…………….

Mais um artigo para referência:

Ter equipes online é uma nova realidade de negócios.

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *