O preço da segurança é a eterna vigilância e atualização

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Hoje ao ligar o computador me deparei com mais uma atualização de software a ser feita. No caso, a atualização de número 31 do Java.

Logo após começar a instalação, é mostrada uma tela informando que o produto Java se encontra em mais de 3 bilhões de dispositivos, desde simples impressoras e PCs até caixas eletrônicos, parquímetros, TVs e sistemas embarcados de aviação. Daí vem a pergunta:

Qual é o sistema mais seguro atualmente?

Os mais xiitas talvez disparem dizendo que o Windows da Microsoft é o mais inseguro. Creio que não. Ele até pode ser o mais atacado por ser o que está presente em 90% dos computadores na Terra. Mas observem que a própria Microsoft disponibiliza semanalmente correções de segurança e aperfeiçoamentos para o seu sistema. Mais ou menos como se fosse um recall sem ter que levar o carro à oficina.

Na semana passada resultados de pesquisas realizadas nos EUA apontam que o sistema Android caiu de vez no gosto dos fabricantes de celulares e tablets. E daí, portanto, passou também a ser o preferido dos hackers e de golpes maliciosos. Pois culturamente só nos preocupamos com antivirus e firewalls, no mínimo, para os PCs e notes com Windows.

Pode perguntar por aí se a grande maioria das pessoas que tem iPad ou Galaxy possui software pago ou gratuito que façam as vezes de segurança do seu brinquedinho. E o que dizer dos telefones celulares que mal são bloqueados com o uso de senha pessoal?

Em 2010 foi registrado o caso de um avião que caiu por falta de atualização do seus sistemas operacionais de segurança. O computador central da empresa que registrava problemas técnicos nas aeronaves havia sido infectado por trojans.

A aeronave decolou com os flaps retraídos, o que deveria ter sido acusado no teste que os pilotos realizam antes da decolagem ou por um sistema de alerta. Nenhum dos avisos ocorreu, o que levou a trágicas conseqüências, afirmam investigadores independentes.

Já já as oficinas passarão a oferecer serviços de update e scan do antivirus dos nossos carros. Também atualizarão o firmware quando das revisões. É esperar para ver.

Assim podemos concluir que não existe esse ou aquele sistema mais seguro ou mais inseguro. Depende da atualização frequente disponibilizada pelos seus desenvolvedores e a imediata adoção pelos seus utilizadores. Pois somente assim os elos se conectarão formando a cadeia de segurança. Quem não fizer quebrará a corrente e será infectado. O risco é seu. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Leonardo Cardoso de Moraes (leonardo@cardosodemoraes.com.br) é diretor comercial da TI Safe e perito forense.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Realmente acredito que não existe nada 100% seguro, mas acho que os usuários tem que procurar usar algo que chegue próximo aos 100%. Na minha opinião de usuário o que chega próximo a isso é o psafe. Acho que de todos os antivírus ele foi o que melhor se saiu.

  2. ótimo post. Hoje em dia temos que cuidar muito com tudo na internet. Eu uso o psafe e acho el ótimo. Me bastante segurança na ora de navegar pelos sites e abrir coisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *