Prepare a sua empresa para evoluir nessa fase de mudanças

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Que nós estamos em um momento de mudanças mundiais não é novidade e que o Brasil passa por um momento único, também não é novidade, mas e as empresas? Como elas estão agindo (re-agindo) frente às constantes mudanças?

Tomar decisões em um ambiente mutante exige rapidez, não podemos “esperar para ver”, temos que agir, mas agir com base em fundamentos, em informações que nos deem suporte para as decisões que precisamos tomar a cada momento.

Preocupar-se com o desenvolvimento das pessoas, com a economia, com fatores internos e externos que afetam o planejamento é responsabilidade dos gestores.

Buscar informações, hoje, é muito fácil, com a internet temos milhares em uma simples busca, mas para a informação ser suporte às decisões é necessário que ela esteja ajustada ao perfil da empresa.

Não podemos acreditar que uma equipe comercial tem informações sobre clientes se estas estiverem em diferentes lugares, sem acesso fácil, sem padronização e sem a estrutura da área de vendas.

Para área comercial levar uma nova proposta para um cliente, ela precisa saber o que este cliente precisa, para onde ele caminha, para onde seu mercado vai. E precisa de tudo com agilidade e facilidade de entendimento.

Se a estratégia do cliente é tornar-se uma empresa sustentável, oferecer um produto que somente “consuma” o meio-ambiente, não o trará para minha empresa.

Precisamos conhecer mais nossos clientes, sua estrutura, suas preocupações, seu posicionamento estratégico e a partir destas informações poderemos oferecer um produto que traga resultados, para as duas empresas.

A inteligência de mercado deve estar presente nas empresas preocupadas com o futuro, em agregar valor, pois por meio dela teremos informações para entender o que o mercado busca em um momento de mudanças extremas.

Como disse Tom Peters, “antes os grandes comiam os pequenos. Agora os rápidos comem os lentos”. [Webinsider]

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Telma Cunha (@Ampla_Mercados), mestranda em Administração PUC/SP, pós-graduada em Administração de Empresas/Faap e Ciências da Computação/USP e bacharel em Estatística/Unicamp. Sócia-diretora da Ampla, consultoria focada em Serviços de Inteligência.

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