O headline (título) profissional do seu perfil LinkedIn é talvez um dos elementos mais importantes que deverá ter em conta quando constrói a sua presença nesta rede. Estes 120 caracteres têm um impacto forte nos outros usuários. O que escrevemos aqui diz um pouco do que somos e do que fazemos e, talvez, do que ambicionamos fazer.
As primeiras impressões do seu perfil são feitas em função da informação que contida neste título profissional. Em muitos casos, o usuário não irá visitar o seu perfil se não tiver um título sugestivo e atraente.
Recentemente, realizei um pequeno estudo no LinkedIn que demonstrou: 37% de 677 inquiridos, afirmaram que o título profissional é o elemento mais importante de um perfil LinkedIn. A discussão entre membros foi grande, reforçando a ideia de que este pequeno texto divide a atenção de todos e é muito importante.
Os resultados mais detalhados do estudo podem ser consultados aqui – http://linkd.in/rndDxP.
Quando fazemos convites, enviamos mensagens, InMails, participamos em discussões em grupos e aparecemos nas pesquisas efetuadas por usuários, o título do seu perfil surgirá em destaque.
Temos 120 caracteres para chamar a atenção de quem nos procura. Para tal, oferecemos algumas sugestões. Será importante realçar que a situação profissional do usuário é determinante para o tipo de texto que queremos incluir no título.
Se estiver atualmente empregado e não procura emprego, lembre-se que pode sempre optar por soluções mais conversadoras, indicando:
Título profissional que usa na empresa (não necessita de colocar o nome da empresa a não ser que seja reconhecida nacional e/ou internacionalmente), mas deve ainda adicionar:
- A sua área de negócio;
- O seu foco de interesses profissionais, algo sobre a sua experiência.
Cuidados especiais para os acrônimos, siglas ou diminutivos da sua área de especialidade (ex. PMP, ITIL, ENG, MBA, etc.) Se forem denominações aceitas na sua área, coloque-as, mas com moderação e bom senso.
Sugestões de “headlines” para quem procura emprego
Lembre-se que os recrutadores são pessoas ocupadas e têm sempre pouco tempo para avaliar perfis.
Muitos títulos são tão fracos e pouco específicos que é difícil entender exatamente o que a pessoa faz. Outros não dizem nada ou, então, até: “Desempregado at Desempregado”.
Um título vago ou excessivamente criativo apresenta dois problemas: um título criativo provavelmente carece de determinadas palavras essenciais ao recrutador; por outro lado, as pessoas que procuram esses candidatos são pessoas ocupadas. Eles não têm o tempo necessário para traduzir o significado de “ajudo empresas a…”
Tem cinco segundos para convencer um usuário a clicar no seu perfil a partir de uma página de resultados de pesquisa com uma longa lista de outros usuários.
Alerto para o cuidado especial de quem está em transição, mas ainda não se desvinculou da sua entidade empregadora.
- Indique as suas áreas de especialidade (sem abusar nas palavras chave!) – os recrutadores chegam ao seu perfil pelas palavras-chave que podem estar em vários locais do seu perfil LinkedIn, mas é essencial que estejam no título.
- Reforce com a força da experiência nestas áreas (anos de experiência).
- Demonstre disponibilidade (em transição, a procura de novos desafios…) e com a indicação sobre a disponibilidade geográfica (nacional / internacional).
- Deve-se criar impacto a quem o vê pela primeira vez. Não exagere no seu título, vendendo-se em demasia!
Os recrutadores querem saber quem você é, que experiências apresenta e o que pode trazer às empresas.
Em função destas orientações, o que poderá dizer o seu título profissional?
[Webinsider]
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Rui Pedro Caramez
Rui Pedro Caramez ( www.linkedin.com/in/caramez) - Docente Universitário, Formador e Consultor Especialista na Área de Marketing Digital. Em 2009, editou o livro “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online". Administra o projeto Linkedportugal dedicado a analise da rede Linkedin - www.linkedportugal.com.