LinkedIn: use sabiamente o seu título profissional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O headline (título) profissional do seu perfil LinkedIn é talvez um dos elementos mais importantes que deverá ter em conta quando constrói a sua presença nesta rede. Estes 120 caracteres têm um impacto forte nos outros usuários. O que escrevemos aqui diz um pouco do que somos e do que fazemos e, talvez, do que ambicionamos fazer.

As primeiras impressões do seu perfil são feitas em função da informação que contida neste título profissional. Em muitos casos, o usuário não irá visitar o seu perfil se não tiver um título sugestivo e atraente.

Recentemente, realizei um pequeno estudo no LinkedIn que demonstrou: 37% de 677 inquiridos, afirmaram que o título profissional é o elemento mais importante de um perfil LinkedIn. A discussão entre membros foi grande, reforçando a ideia de que este pequeno texto divide a atenção de todos e é muito importante.

Os resultados mais detalhados do estudo podem ser consultados aqui – http://linkd.in/rndDxP.

Quando fazemos convites, enviamos mensagens, InMails, participamos em discussões em grupos e aparecemos nas pesquisas efetuadas por usuários, o título do seu perfil surgirá em destaque.

Temos 120 caracteres para chamar a atenção de quem nos procura. Para tal, oferecemos algumas sugestões. Será importante realçar que a situação profissional do usuário é determinante para o tipo de texto que queremos incluir no título.

Se estiver atualmente empregado e não procura emprego, lembre-se que pode sempre optar por soluções mais conversadoras, indicando:

Título profissional que usa na empresa (não necessita de colocar o nome da empresa a não ser que seja reconhecida nacional e/ou internacionalmente), mas deve ainda adicionar:

  1. A sua área de negócio;
  2. O seu foco de interesses profissionais, algo sobre a sua experiência.

Cuidados especiais para os acrônimos, siglas ou diminutivos da sua área de especialidade (ex. PMP, ITIL, ENG, MBA, etc.) Se forem denominações aceitas na sua área, coloque-as, mas com moderação e bom senso.

Sugestões de “headlines” para quem procura emprego

Lembre-se que os recrutadores são pessoas ocupadas e têm sempre pouco tempo para avaliar perfis.

Muitos títulos são tão fracos e pouco específicos que é difícil entender exatamente o que a pessoa faz. Outros não dizem nada ou, então, até: “Desempregado at Desempregado”.

Um título vago ou excessivamente criativo apresenta dois problemas: um título criativo provavelmente carece de determinadas palavras essenciais ao recrutador; por outro lado, as pessoas que procuram esses candidatos são pessoas ocupadas. Eles não têm o tempo necessário para traduzir o significado de “ajudo empresas a…”

Tem cinco segundos para convencer um usuário a clicar no seu perfil a partir de uma página de resultados de pesquisa com uma longa lista de outros usuários.

Alerto para o cuidado especial de quem está em transição, mas ainda não se desvinculou da sua entidade empregadora.

  • Indique as suas áreas de especialidade (sem abusar nas palavras chave!) – os recrutadores chegam ao seu perfil pelas palavras-chave que podem estar em vários locais do seu perfil LinkedIn, mas é essencial que estejam no título.
  • Reforce com a força da experiência nestas áreas (anos de experiência).
  • Demonstre disponibilidade (em transição, a procura de novos desafios…) e com a indicação sobre a disponibilidade geográfica (nacional / internacional).
  • Deve-se criar impacto a quem o vê pela primeira vez. Não exagere no seu título, vendendo-se em demasia!

Os recrutadores querem saber quem você é, que experiências apresenta e o que pode trazer às empresas.

Em função destas orientações, o que poderá dizer o seu título profissional?

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Rui Pedro Caramez ( www.linkedin.com/in/caramez) - Docente Universitário, Formador e Consultor Especialista na Área de Marketing Digital. Em 2009, editou o livro “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online". Administra o projeto Linkedportugal dedicado a analise da rede Linkedin - www.linkedportugal.com.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *