O empreendedor brasileiro que procura se atualizar com frequência já deve ter lido uma porção de artigos sobre a fatídica hora do pagamento e outras características inerentes a este processo. Quase que domina o assunto, em teoria. Eu digo “quase” porque, na prática, o que vemos são várias lojas virtuais repetindo erros bem comuns, como cenas de um velho filme que não para de ser exibido novamente.
Vamos fazer um rápido exercício mental: pense em algum site de compras, jogos ou qualquer outro serviço online que você utiliza com frequência. Agora procure lembrar-se dos métodos de pagamento que ele lhe oferece.
Por sinal, a seção de pagamento desse site chama atenção?
Você costuma receber e-mails com lembretes de atualizações pendentes na sua conta?
Você pode pagar em outras moedas?
Eles lhe perguntam quando você precisa atualizar seu cartão de crédito?
O fato de você já ter suas informações registradas no site realmente ajuda no processo de pagar?
Essas e mais uma miríade de outras perguntas devem ser feitas, toda vez que analisamos o sistema utilizado em nosso próprio e-commerce.
E quando falamos de melhorias, algumas medidas simples podem fazer toda a diferença. Por exemplo, de acordo com um artigo do CRM Buyer, a inclusão de um atualizador de contas, que leva em conta novas datas de vencimento de cartão de crédito, possíveis mudanças de endereço e outros fatores, etc. pode adicionar cerca de 1% para suas receitas. Ainda de acordo com o artigo, somente o fato de disponibilizar aos seus clientes que comprem em suas moedas locais, cortando a necessidade da conversão, pode incrementar suas vendas entre três e cinco por cento. Tentador, não?
Podem me criticar pela obviedade de utilizar a Amazon como exemplo, mas no quesito pagamentos e faturas, o processo é tão simples e intuitivo que até mesmo uma criança conseguiria usar. Quem já comprou algo no site da gigante norte-americana sabe muito bem do que estou falando. É fácil, é descomplicado, é ágil. Todas as suas informações estão lá, seguras e atualizadas, sem brechas, rupturas ou confusões no processo. É como se, após a primeira compra, virtualmente, você não precisasse se incomodar com absolutamente mais nada. Seu cartão, endereço de entrega, situação dos seus dados e etc. Um modelo que, penso eu, a maior parte das lojas virtuais deve, ou deveria, invejar. [Webinsider]
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