Quem não tuita, se trumbica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uso o Twitter desde 2009. Logo no início senti o potencial da ferramenta, pela sua simplicidade e rapidez.

Muita gente comentou que não ia durar. Mas, em poucos anos, o pássaro azul conquistou milhões de seguidores, com o Brasil em segundo lugar.

Por trabalhar com comunicação gosto muito desse recurso, por sua rapidez  e transparência.

E com uma web cada vez mais acessada pelo celular, nada mais útil. Você pode estar na rua ou em trânsito e interagir com pessoas, produtos e serviços, a 140 caracteres por hora.

Pode ser a trabalho  ou para trocar mensagens rápidas,  pesquisar, comentar, filosofar ou se divertir.

O Twitter é viral por natureza, tem instinto coletivo que mobiliza as pessoas.

É um potencial de disseminação impressionante, como milhares de andorinhas migrando em questão de minutos ou horas.

Portanto dá para tirar algumas  dicas do Twitter sobre o que é fazer uma boa comunicação:

Menos é mais

Os 140 caracteres considerados limitados são mais do que suficientes para  passar uma boa mensagem, chamada ou link.   No Twitter simplicidade e objetividade são tudo. E criatividade cabe em qualquer embalagem.

As pessoas gostam de interagir

São milhares de tuitadas por segundo em todo mundo. Nossa necessidade de comunicação, falar e ouvir é a função básica da ferramenta. O Twitter trabalha bem também com outras mídias e redes,  dinamizando redes, grupos e discussões.

Comunicação boa pode ser mensurada

É como se você gritasse na janela e pudesse sentir a intensidade do eco.  Você pode medir com eficiência quem leu, quem retuitou, quem comentou, é uma comunicação instantânea, dinâmica e participativa.

Personalização na web tem seu valor

Ninguém é obrigado a seguir ninguém no Twitter. Cada um monta sua lista, são micro redes pessoais conforme o gosto e preferências. Saber formar seu  público e listas é um trabalho diário,  de grão em grão, que requer atenção e critérios. Quanto mais cuidado, mais valor terá.

Pequenos também têm voz

Você não precisa de uma grande estrutura para divulgar e fazer ações de mídia.  Pequenas empresas, autônomos e organizações alternativas têm a oportunidade de fazer ações que podem ter grande impacto a custo mínimo. É a chance de testar também novas estratégias e ousar mais na comunicação.

Conteúdo e interação

Como tudo na web, para manter um público atento e cativo você tem que fornecer bom conteúdo e original, e com frequência. Trabalho de formiga, constante e diário.

E sempre abusar da interatividade, dialogando, respondendo sempre, provocando, deixando sempre um canal aberto.

O Twitter tem muito a ensinar sobre as tendências da web em cada momento.

Aprenda a traduzir estes movimentos e faça sua comunicação pegar carona nestas ondas. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *