O e-commerce vai bombar em 2013. Sua loja está preparada?

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O comércio online continua crescendo e a competitividade entre as empresas/lojistas está cada vez mais acirrada. Com isso, as lojas virtuais com diferenciais de atendimento e com estratégias promocionais criativas, ganham destaque no mercado e atraem mais consumidores.

Mas para garantir um lugar ao Sol ou debaixo do guarda-chuva, ser competitivo neste mercado, você que deseja investir no comércio eletrônico ou já está posicionado com sua loja virtual, deve oferecer no mínimo o que todo o e-consumidor busca nas lojas virtuais:

  • Preço. Lembre-se, a concorrência está a um clique de distância.
  • Compromisso com prazo de entrega. Prometeu entregar em três dias, entregue em três dias. Acredite: se você fizer “apenas” o que promete já terá um grande diferencial no mercado.
  • Atendimento online (oferecer atendimento instantâneo). Sim a loja é virtual, mas o consumidor do outro lado tem dúvida, é inseguro e que ser atendido bem e rápido.
  • Telefone para contato bem destacado em todas as páginas da sua loja virtual. As pessoas, muitas vezes, precisam saber que existe alguém do outro lado. Elas precisam falar com você, precisam saber que você existe. Acredite um contato direto por voz/telefone pode mudar completamente sua empresa virtual.

Depois de oferecer o básico, exigido pelo público consumidor e entrar para a concorrência, é bom investir em diferenciais e estratégias promocionais para se destacar na multidão:

  • Proporcionar experiência positiva para quem visita sua loja. Ambiente amigável, fácil visualização dos produtos, informações detalhadas, comentários de outros consumidores, fotos boas, várias fotos sobre cada item da loja.
  • Responder ao chamado do cliente de forma rápida e eficiente.  Atenda o seu cliente bem e de forma rápida. Passe segurança para ele sobre o produto que você vende, mostre que você conhece o que está vendendo.
  • Acompanhamento da entrega do pedido.  Informar ao cliente quando o produto foi enviado, previsão de chegada, se vai chegar no prazo ou se vai atrasar. Assuma a responsabilidade sobre isso e mantenha o cliente informado.
  • Atender cada um dos visitantes e clientes de forma personalizada.  Entendendo que cada pessoa é única e tem necessidades diferentes, tente evitar ao máximo a burocratização do atendimento e os procedimentos padronizados.
  • Finalizado processo de compra, mercadoria entregue, faça o pós venda. Ligue para o seu cliente, pergunte como foi à experiência de compra, convide ele a opinar, pergunte o que ele gostou, o que ele não gostou, o incentive a te seguir nas redes sociais, a fazer um comentário no produto que ele comprou.

Isso tudo e quanto mais você for criativo para inovar na sua loja virtual, mais chances você terá de se destacar e vencer concorrências. Lembre-se, você poderá ser “culpado” por boa parte das cifras previstas para o faturamento do mercado de comércio eletrônico em 2013. [Webinsider]

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Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

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2 respostas

  1. Perfeitas as colocações Márcio, parabéns!
    Apenas deixo frisado para quem investirá em uma loja virtual, que ao pesquisarem as soluções de e-commerce disponíveis no mercado, além dos recursos de usabilidade para o cliente (front end), analisem bem no que diz respeito às métricas, neste caso, integrações com outros app como o G.Analytics, G.AdWords, etc.
    Grande abraço, sucesso e bons negócios!

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