- Insistir no pensamento linear onde se faz necessário pensamento sistêmico.
- Investir recursos – tempo, dinheiro, pessoas – para tratar efeitos ao invés de buscar as causas do problema.
- Achar que “líder” é uma posição na hierarquia da organização.
- Tratar problemas sistêmicos como se fossem problemas pontuais.
- Falta generalizada de honestidade intelectual.
- Confundir habilidade técnica com habilidade gerencial.
- Confundir propriedade – ser dono da empresa – com estar sempre certo, ter sempre razão, ser infalível, imune aos erros.
- Permitir incoerência entre o discurso (o que se diz) e a prática (o que se faz).
- Imaginar que é possível conseguir comprometimento através de decreto.
- Tentar resolver um problema começando pela solução.
- Atacar a pessoa que comunica um problema ao invés de atacar o problema propriamente dito.
- Tentar corrigir um problema apelando para a boa-vontade dos envolvidos ao invés de corrigir o sistema que gerou o erro.
- Achar que é uma estratégia viável copiar “o que” os concorrentes estão fazendo sem saber “o por quê” estão fazendo.
- Colocar em uma posição de destaque uma pessoa que não possa servir de exemplo para os demais.
- Achar que é possível promover uma mudança sem participar ativamente dela.
- Atribuir o sucesso a fatores internos e os fracassos a fatores externos.
- Imaginar que o desempenho de alguém esteja vinculado à supervisão constante.
- Subestimar a capacidade da concorrência e superestimar a capacidade da própria organização.
- Constantemente fazer mais afirmações do que perguntas.
- Esperar comprometimento e fidelidade dos funcionários ao mesmo tempo em que os trata como commodities.
- Confundir habilidade X capacidade X atitude.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Você sabe quais são os cinco pecados mortais das empresas?
- Você sabe quem são os seus concorrentes?
- Gestão de negócios no Brasil: eles reconhecem que mentem
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Luigui Moterani
Luigui Moterani (@luiguimoterani) é especialista em gestão, inovação e marketing. Site: http://luiguimoterani.com.br//
Uma resposta
Simplesmente, genial!