Para fidelizar os clientes, conecte as lojas físicas e online

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Uma nova pesquisa da divisão de consultoria da IBM com 26 mil consumidores do mundo todo, apresentada durante a convenção 2013 da National Retail Federation, revelou que os entrevistados estão diversificando a maneira como adquirem produtos, tornando-se cada vez mais abertos a comprar tanto pela internet como na loja física. Embora mais de 80% tenham escolhido a loja para fazer sua última compra (exceto produtos de mercearia), apenas a metade está comprometida a voltar ao estabelecimento da próxima vez.

A pesquisa constatou ainda que os consumidores se encontram em um estado de transição. Segundo o estudo, 35% não têm certeza se farão a próxima compra em uma loja física ou pela internet e 9% estão prontos para realizar compras futuras online. Das oito categorias de produtos estudadas, as duas mais populares escolhidas pelos consumidores para compra online são eletrônicos e artigos de luxo, como joias e roupas de grife.

O estudo mostrou que quase a metade das compras online nas categorias abordadas foi resultado de “showrooming”, uma tendência crescente na qual os consumidores avaliam os produtos na loja, mas realizam a compra pela internet. “Cada vez mais deverá haver uma interação entre o real e o virtual. É importante destacar que quase um quarto destes consumidores tinha intenção de comprar o artigo na loja, mas no final o comprou online devido, principalmente, a dois fatores: preço e conveniência”, comenta Alejandro Padrón, líder de consultoria para o setor de varejo da IBM Brasil.

Na loja, é importante que os varejistas desenvolvam experiências digitais e disponibilizem aos vendedores a tecnologia necessária para armazenar dados da compra e perfil do consumidor. Já na internet, é preciso adaptar os websites para diferentes dispositivos, como tablets, smartphones, notebooks e desktops. “Os varejistas devem proporcionar uma experiência de compra positiva para que os clientes sintam-se satisfeitos e voltem a fazer novas aquisições. E a tecnologia é uma ferramenta imprescindível para ajudá-los a tomar decisões mais assertivas para o negócio”, acrescenta Padrón.

Surgimento de uma tendência

Medir o sentimento do público pode auxiliar os diretores de marketing das empresas de varejo a personalizar campanhas e serviços que atendam às necessidades de cada cliente. Hoje, as ferramentas de gestão de dados (analytics) podem ajudá-los a identificar o perfil de compra dos consumidores e formatar ofertas em tempo real que atendam os interesses dos clientes.

Nesse contexto, o conceito Birth of a Trend é uma prática que possibilita compreender as tendências online e que podem revolucionar uma indústria. Utilizando análise avançada de dados em meio a uma base de mais de meio milhão de mensagens contidas em redes sociais, blogs e sites de notícias, a IBM pode rastrear o avanço de tendências de cunho sociocultural nas dimensões geográfica e cronológica.

Patentes para o setor de Varejo

Soluções de analytics também podem ser usadas para identificar porque os consumidores que antes visitavam as lojas estão mudando para as compras online, para que os varejistas possam agir e fazer os ajustes necessários. Os pesquisadores da IBM vêm trabalhando em invenções que melhorarão a experiência, tanto dentro da loja como fora dela. Este mês, a IBM anunciou que foi a companhia número um em registro de patentes em 2012, o que determina o 20° ano consecutivo em que a companhia se consagra como a mais inventiva do mundo. As patentes 2012 da IBM incluem invenções no campo do varejo, até uma patente que permitiria aos consumidores identificar um produto utilizando apenas uma foto, e uma patente para possibilitar aos varejistas captar em 3D o movimento de um consumidor que percorre a loja, para lhe oferecer uma experiência de compra mais personalizada.

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[Webinsider]

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Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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