Qual é o seu budget?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma pergunta, somente uma… quanto você investe para manter e conquistar novos clientes? #tenso
Seja um valor percentual, um número ou meta, o que quero saber deve ser simples de responder. Quanto?

Se achar a pergunta difícil, pense em uma venda de R$ 100,00. A cada 100 Reais, quanto desse valor você reinveste em mídia, divulgação, treinamento e comissões para gerar novas vendas? #muitotenso

Resumindo, esse é o assunto desse artigo. Você pode chamar de budget, verba ou mesmo investimento. Seja o que for, o que importa é ter o quanto. Vamos iniciar?

O que é budget?

Do inglês significa uma quantidade de dinheiro definida para realizar algo. Na gíria de mercado publicitário, o valor que a empresa dispõe para investir na sua campanha no ano. Imagine toda a verba necessária para os anúncios, produção, campanha e mídia. Tudo.

Mas calma, o valor em si não interessa muito nesse momento. A pergunte é ou você tem, ou ainda não tem?
Para quem disse sim, ótimo, tema de casa está feito. Para quem não sabe… que tal uma ajudinha?

Por que preciso de um budget?

Para quem ainda não tem ou mesmo não acha motivo para um budget, vale a dica: budget é um valor de cada uma das suas vendas que você vai utilizar para reinvestir em marketing (seja mídia, publicidade ou redes sociais), e então ter novas vendas. Resumindo: quanto você vai reinvestir, para vender mais.

Você pode até achar que não tem, mas todo seu investimento em atendimento, divulgação, TV, rádio ou jornal, todas as comissões de venda ou mesmo e-mail marketing, quem paga é o seu budget. Se ele está escondido, experimente somar tudo o que você gastou no ano passado e dividir pelas suas vendas. Esse número, esse percentual, foi o seu budget. Agora até rola saber a cada R$ 100,00 em compras, quanto você investiu.

Como calcular?

Por incrível que pareça, pode esquecer essa de contabilizar seus custos, equipe e etc… basicamente você precisa decidir, isso mesmo, decidir. A cada 100,00 reais em compras, quanto vou investir. #simplesassim

E para você ter exemplo, em mercados em escala, onde os produtos têm margens super apertadas, 5% é um bom começo. Agora se seu mercado é digital, onde investir é gerar mais, você pode pensar entre 10-20%. Mas agora, se é de luxo, vale muito mais que o valor real do produto, nesse caso, pense em 40%. Isso mesmo, 40. Ou você imagina que seu jeans super badalado custa mesmo 300 reais para fazer ou será que esse valor não é por causa da mídia, modelos, campanhas e tudo mais incluso na marca?

Para mim, seja quanto for, você precisa decidir quanto.

E como utilizar?

Agora você já sabe o papel de agências de publicidade, marketing ou redes sociais. São pessoas super qualificadas em como usar a sua verba, o valor da venda que você vai investir para gerar mais, para realmente fazer mais. Seja como for, qual o canal ou o meio, aqui está o seu mérito de escolher um time bacana para fazer você vender cada vez mais. E mais venda significa? Mais budget para vender ainda mais.

Uma última dica: das suas vendas, qual o valor percentual que é pago pelos seus clientes atuais e qual o % é relativo a novos clientes? Isso mesmo, quando vem de cada? E quanto você investe em cada? Parece brincadeira, mas boa parte de quem planeja uma campanha, esquece de fazer exatamente essa pergunta.

Se Kotler já dizia, mais barato manter que gerar novo, veja como está seu investimento e os resultados. Lembre apenas de ter claro os melhores canais, os valores e onde você deve realmente deve investir. =)

Se tiver alguma dúvida, entre em contato, vai ser um prazer ajuda. Não esqueça de comentar o artigo com sua opinião e #vamosconversar. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Um budget é essencial para tudo na vida, quer seja para comprar casa, carro, moto ou qualquer outra coisa. Com um budget e uma definição do que queremos, podemos controlar o ímpeto de gastar mais do que podemos.

  2. Não conhecia o conceito pois não faço parte da área, mas a ideia de ter um capital para investir em publicidade em um negócio eu já sei. Vi o link no Twitter e como na maioria das vezes, a parte legal de clicar é ler um bom artigo e me surpreendi. Tenho um comercio local e meu blog, ambos eu trato como empresa, mas só em um eu realmente sou empresário rsrsrs e um novo olhar sobre meu estabelecimento é bem vindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *