Inbound marketing ajuda a criar relacionamento com o público

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No último século a publicidade se acostumou a conceber o rádio, a televisão e os veículos impressos como a nata das formas de propagar uma mensagem frente a um determinado público. E então veio a internet e, em um pouco punhado de anos, alterou esse quadro de maneira irreversível. Ok, não alterou tudo, mas que mexeu nos alicerces dessa construção mexeu.

Inbound marketing, ou, em uma tradução livre, marketing de entrada, é o conceito de marketing que prevê a divulgação de uma marca por meio de blogs, podcasts, vídeo, newsletter, SEO, eBooks, mídias sociais e outras formas de marketing de conteúdo. Em contraste com o outbound marketing, ou, marketing de saída, que são as formas tradicionais de mídia, como rádio, televisão, flyers e tele-marketing.

Dessa forma, o inbound marketing é uma maneira mais consistente de criar um relacionamento com seu público alvo, especialmente quando estamos falando de pequenos e médios negócios, que são focados nos públicos mais segmentados e particulares. Atrair a atenção desses targets mais delimitados é mais fácil oferecendo uma informação útil, ao invés de berrar um desconto repetidas vezes na rádio, como algumas grandes marcas de varejo fazem (outbound marketing). Evidente: essas grandes companhias têm êxito em seus objetivos, porque o número de pessoas que elas alcançam é imenso. É como se as empresas que utilizam o marketing de saída comprassem a sua atenção, enquanto que o marketing de entrada prioriza a encontrabilidade da sua empresa, da forma mais natural possível.

Mas vamos voltar ao inbound marketing. Inicialmente definido como um processo de três fases: ser encontrado, converter e analisar, o processo atual pode ser dividido em cinco etapas:

  1. Atrair tráfego;
  2. Converter visitas em leads;
  3. Converter leads em vendas;
  4. Transformar clientes em fidelizadores;
  5. Analisar o que está sendo feito para melhorar o processo.

Uma atuação diferenciada em inbound marketing inclui buscar atingir seus potenciais clientes em vários níveis diferentes de conhecimento sobre o seu produto/marca. Ou seja, todas aquelas formas de marketing de entrada que eu citei no início do texto possuem uma eficácia maior se trabalhadas simultaneamente. Abuse da técnica, misture diferentes estratégias com um mesmo objetivo que você irá perceber o resultado desse investimento em um futuro muito breve. [Webinsider]

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Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

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