Todas as organizações possuem problemas a serem resolvidos sendo que a única coisa que as diferencia é o número e a complexidade dos mesmos.
A grande questão com relação aos problemas não é tanto encontrar respostas ou soluções, mas sim definir exatamente qual é o problema, qual é a questão, o que é que efetivamente precisa ser respondido ou resolvido.
Muitas organizações e gestores fazem o inverso do que seria considerado racional: elaboram uma solução para algo que eles acreditam ser o problema sem antes conduzir uma análise criteriosa e quando as coisas não saem conforme esperado culpam a efetividade da solução proposta e nunca o processo de diagnóstico que foi utilizado de forma incorreta. É o famoso caso da solução em busca de um problema.
Charles Kettering, inventor americano, foi muito feliz em sua colocação quando disse:
Um problema bem definido é um problema praticamente resolvido.
A definição clara do problema acaba muitas vezes por indicar o caminho das prováveis soluções bem como confere aos envolvidos uma compreensão mais abrangente do assunto em questão.
Quando sua organização se defrontar com um problema resista ao impulso de propor uma solução de imediato e reflita algum tempo antes de tentar resolvê-lo. Pergunte-se antes “por que isso é um problema?” ou então “o que faríamos se isso não pudesse ser resolvido ou alterado?”.
As respostas vão indicar caminhos para diferentes soluções que você nunca imaginou antes.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- As falhas na gestão da tecnologia da informação
- A boa gestão tem base no conhecimento e nas habilidades
- Fatos concretos, meias-verdades e o besteirol sobre gestão
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- Ecommerce School – Especializada em comércio eletrônico, redes sociais e marketing digital – ecommerceschool.com.br/webinsider/
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
- Digitalks – Marketing digital para profissionais – digitalks.com.br
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Luigui Moterani
Luigui Moterani (@luiguimoterani) é especialista em gestão, inovação e marketing. Site: http://luiguimoterani.com.br//