É hora de pensar nos acessos de multidispositivos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma pesquisa feita pela Netbiscuits mostrou que as pessoas preferem navegar em celulares, smartphones e tablets, encontrando o conteúdo procurado em sites adaptados. Isso vai de encontro ao que muitas marcas pensam quando criam aplicativos que duplicam o site no intuito de tornar a navegação mais amigável.

Isto mostra que amigável mesmo é navegar no site original, portanto é muito importante estruturar o site para ser visto por vários devices. Talvez, os aplicativos possam ficar restritos ao apoio da marca em promoções e destaques de produtos/serviços.

Foram entrevistados 5000 consumidores de informação online em dez mercados, incluindo o Brasil, para entender o comportamento deles dentro deste universo.

Alguns pontos interessantes desta pesquisa:

  • De todos os entrevistados, apenas 27% dos consumidores costumam baixar aplicativos dos sites de suas marcas preferidas;
  • 76% dos entrevistados disseram que não navegariam em um website que não fosse adaptado para celular;
  • Ao navegar ou procurar informações na web móvel, 79% dos entrevistados disseram que preferem ter a opção de usar um site móvel, não um aplicativo do site;
  • 18% que estavam felizes apenas usando aplicativos nativos.

“Estes pontos de vista são essenciais na definição de como as marcas devem se envolver com seus clientes online”, disse Sally Applin, um antropólogo social e Ph.D.

É um momento de pensar se vale a pena as marcas investirem em aplicativos que substituem seus sites, mas não possuem o conteúdo e a usabilidade natural do projeto.

Talvez a saída mais eficiente para que estas marcas saiam na frente, seja implementar um design adaptável para todas as telas em todos os ambientes de internet móvel. Não é mesmo? [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Íris Ferrera (iris.ferrera@gmail.com) escritora, estudante, arquiteta de informação e consultora de user experience nas horas vagas. Twitter @irisferrera.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *