Entenda a nova regulamentação para os concursos culturais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Como todo mundo por aqui já deve saber, semana passada saiu uma nova portaria sobre concursos culturais. Assim que tiver um tempinho, leia com atenção o texto. Não demora mais que 30 minutos e é um bom investimento.

Traduzindo para o bom português, essa lei colocou alguns entraves à realização de concursos culturais. Resumidamente, o que está PROIBIDO de mais importante (leia-se polêmico) é:

  • Realizar o concurso em redes sociais (ABA do Facebook) – mas podemos divulgar em posts.
  • EXIGIR que o participante cadastre seu e-mail – mas podemos sugerir que ele o faça.
  • Atrelar a datas comerciais como dia das mães, Natal, etc..
  • Premiar produtos da marca promotora do concurso.
  • Usar o nome da marca ou do produto no nome, na chamada ou na mecânica do concurso.

Todo concurso cultural que tiver qualquer um desses itens acima, a partir da semana passada, vai se chamar “Promoção Comercial” e, automaticamente, precisará de autorização da Caixa Econômica Federal para ser veiculado. Essa autorização leva tempo, dinheiro e documentação. E quem não respeitá-la pode levar multa de até 100% do valor da premiação e/ou ficar proibido de fazer promoções comerciais por até dois anos.

Mas ainda posso fazer concursos culturais, caso não quebre nenhuma dessas regras?

A resposta é um audível SIM!

A principal diferença é que, a partir de agora, os concursos culturais só devem ser feitos em sites (não em redes sociais) e o usuário poderá escolher se quer ou não receber material publicitário por e-mail. Também não se pode mais sugerir como premiação produtos ou serviços do cliente, nem atrelar o concurso com data comemorativa. Fora isso, tudo certo.

Ainda é tudo muito novo e estamos aprendendo juntos. Mas a ideia é que, dentro de pouco tempo, essa regulamentação já esteja na ponta da língua e possamos, inclusive, tirar eventuais dúvidas de nossos clientes.

Por trabalhar com planejamento e redes sociais, precisei fazer uma boa pesquisa sobre o tema. Sendo assim, caso tenha alguma dúvida, pergunte nos comentários. Vai ser um prazer para esse humilde redator ajudá-lo a entender melhor o assunto! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avatar de Fernando Luz

Fernando Luz é redator publicitário, escreve no blog Fernandoluz.com e no Twitter @fernandoluz.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

4 respostas

  1. Oi, fiquei em dúvida quanto ao tópico que diz “Usar o nome da marca ou do produto no nome, na chamada ou na mecânica do concurso” , pode explicar, por favor. Obrigada.

  2. Fiquei com dúvida se sortear um livro devo pedir autorização e como um concurso cultural pode ter mais segurança do que o mecanismo como sortei.me?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *