Criticar é pecado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Viver em um mundo cada vez mais apertado tem suas desvantagens, e uma delas é escancarar as diferenças.

Se, algum dia, os estágios de desenvolvimento dos países já pareceram consequência da evolução histórica de suas culturas e portanto, o atraso era tolerável, hoje ele é desesperador.

A evolução não é necessariamente progressista, linear e tampouco inexorável. O pobre pode ficar mais pobre. O ignorante mais ignorante, o doente mais doente, o careta mais careta. Portanto tudo pode piorar e como dá muito menos trabalho piorar do que melhorar, essa é a regra.

No Brasil, no entanto, uma espécie de miopia patriótica contaminou nosso senso analítico. É atávico acreditar que as coisas vão sempre melhorar. E porque dias melhores sempre virão – é nossa bandeira – a gente não exercitou a dialética. Não sabemos e não gostamos de pensar, elaborar, argumentar.

Por aqui, toda crítica de ideias vira crítica pessoal. Os debates não terminam em proposições mas em abraços ou tapas. Tem-se medo do confronto, por simples covardia, falta de argumentos ou preguiça.

No Brasil, a pior piada vence a melhor das teses, sempre. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Fernand Alphen (@Alphen) é publicitário. Mantém o Fernand Alphen's Blog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Prezado Fernand,

    Se posso complementar seu belo texto, diria que isto é fruto do politicamente correto virou a regra. Quando na verdade politicamente correto é o rótulo para pensamento facista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *