Guia básico para o pequeno e-commerce nas redes sociais

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Há uma percepção de que as redes sociais não funcionam para pequenas empresas – o que de fato acontecerá se você utilizá-las de maneira errada.

Muitos micro e pequenos empreendedores desabafam sobre a dificuldade em atrair seguidores em seus canais. Mas estariam utilizando as redes sociais de maneira correta? Aliás, como as redes sociais podem ser úteis para uma pequena empresa?

A primeira dica é não usá-las como spam! Se tem coisa que o usuário detesta em uma rede social é propaganda. Muitos jovens, inclusive, estão saindo do Facebook por conter publicidade demais. Então não seja um chato e entenda que o Facebook, o Twitter, o Instagram ou qualquer outra rede social deve ser usado para contar a sua história, gerar conteúdo e tornar o cliente mais próximo de sua loja.

Pense que você está em um bar conversando em grupo. Existe coisa pior do que alguém tentando te vender algo no meio da conversa?

Para se relacionar com o cliente e gerar conteúdo em uma rede social, o lojista precisa ter em mente três passos:

  • conhecer,
  • confiar e
  • comprar.

Os dois primeiros processos são os que sustentarão o último passo.

O problema é que, geralmente, os pequenos empreendedores focam demais no último passo; ao forçar a venda, criam uma insatisfação e percepção negativa entre os usuários nas redes sociais que viram suas mensagens.

É claro que é para vender seu produto, afinal, é da sua fan page que estamos falando. Mas é importante ter em mente que o cliente só irá clicar na promoção quando ele confiar no que você está falando. Quanto mais conteúdo você postar, quanto mais engajamento com o cliente você criar, mais fácil será a compra deste consumidor com você.

Algumas dicas para melhorar seu conteúdo nas redes sociais:

Tenha foco: não fuja do assunto relacionado ao seu negócio.

Use as redes sociais certas: aquelas onde seu público está. De que adianta você ter um Pinterest se o perfil dos seus clientes é mais voltado para o Instagram?

Use imagens: além de destacar seu post no meio da timeline, dizem as pesquisas que um post com imagens e links chama mais a atenção ao usuário que um post simples.

[Webinsider]

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Márcio Eugênio, sócio fundador da D Loja Virtual, é especialista em e-commerce.

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