Quanto vale o que você publica nas redes sociais?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Faz algum tempo a internet mudou. A Web 2.0 como ficou conhecida a nova onda de aplicativos, redes sociais e websites de conteúdo gerado pelos próprios usuários, alterou profundamente o cenário digital. Internautas passaram de simples consumidores de conteúdo a produtores, a geração “prosumer”.

De certa forma, as redes sociais marcam um retorno as origens da internet, a Usenet, quando usuários publicavam e trocavam conteúdos em fóruns agrupados em newsgroups.

Depois veio Tim Berners-Lee, que inventou a World Wide Web, unindo um meio digital de comunicação (TCP) com um navegador e uma linguagem (HTML) amigáveis, um marco que possibilitou a qualquer internauta publicar na internet.

Nesse sentido, as redes sociais são uma camada ainda mais amigável sobre as ferramentas digitais de comunicação. Abriram a caixa de Pandora e hoje, todos somos criadores de conteúdos digitais.

A quantidade impressiona, em um minuto: 30 horas de vídeo são adicionados ao YouTube, 100.000 novos tweets são publicados e um pouco mais de 240.000 novas fotos aparecem no Facebook.

Mas nos tempos da Usenet não havia um “negócio global” com investidores, anunciantes, planilhas e tudo mais. O Facebook faturou em 2013 algo próximo de 6 bilhões de dólares e o YouTube 5.6 bilhões.

Ambas as redes sociais faturam com o modelo de receita baseado em anunciantes, ambas apresentam publicidade contextualizada de acordo com o conteúdo criado pelo usuário, mas enquanto o YouTube remunera usuários cujo conteúdo possui audiência, o Facebook não faz o mesmo.

Todo conteúdo digital tem seu valor. É justo que cada rede social defina um modelo de remuneração e reverta parte da receita para seus usuários, criadores de conteúdo. Afinal, redes sociais existem porque nós existimos.

Notas

Prosumer. Termo cunhado por Marshall McLuhan e Barrington Nevitt no livro Take Today, lançado em 1972.

Links

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *