Mais profissionalismo no ensino universitário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O problema da educação brasileira, sem sombra de dúvida, não é de oferta, uma vez que além da explosão de instituições de ensino de nível superior ocorrida nos últimos dez anos, existe também uma gama de faculdades tecnológicas e cursos profissionalizantes direcionada àqueles que necessitam de uma formação rápida e de caráter técnico.

Além disso, as facilidades trazidas pela internet elevam ainda mais as oportunidades de ensino na medida em que alunos e profissionais já graduados encontram nos cursos online um meio eficiente de se qualificar melhor para o mercado de trabalho.

Assim, se o problema não está na disponibilidade de faculdades brasileiras, então é preciso averiguar o que está acontecendo nas salas de aula?

Comprometimento

Os professores ensinam até o ponto no qual os estudantes querem aprender. Quando as pretensões dos docentes alcançam o limite máximo do interesse dos alunos, normalmente o conteúdo programático é dado meramente para cumprimento de tabela. Permitam-me fazer um parêntesis.

Em um ambiente universitário, julgo ser uma aberração os professores serem obrigados a “esmiuçar” o conteúdo para preparar os estudantes para as avaliações às quais serão submetidos. E pasmem: é uma prática comum. O papel dos docentes de facilitador do aprendizado é uma utopia em grande parte das instituições de ensino brasileira.

Diante dessa realidade, qual é a motivação que os docentes têm de ir a fundo no ensino mediante a indicação bibliográfica, a promoção de debates com outros professores ou profissionais renomados nas suas respectivas áreas quando a mentalidade da aprovação está tão fortemente enraizada nos estudantes?

Essa falta de autonomia e motivação para aprender está ligada a um sistema educacional falho, que enfatiza em demasia as notas obtidas pelos estudantes em detrimento de uma formação crítica global dos alunos. No último ano do ensino médio, à beira do vestibular, sabemos que pontuações precisamos alcançar para sermos aprovados nos cursos que desejamos. É um ensino “engessado” por percentuais, números e valores.

Profissionalismo

Infelizmente, a mentalidade da maioria dos estudantes universitários brasileiros é de que só é preciso se vestir bem quando se consegue um estágio ou um emprego, ou quando alguém importante fará uma palestra a convite do professor e, dessa forma, há certa preocupação com as vestimentas. Caso contrário, é sandália arrastando no chão, bermudas e camisas quaisquer.

E aí vem a pergunta: por qual razão os alunos se comportam assim nas salas de aula e quando conseguem a primeira oportunidade de estágio ou emprego passam a se vestir adequadamente? A resposta é bem simples: o estímulo salarial e a oportunidade de ascensão profissional determinam o comportamento dos jovens.

É triste fazer esse tipo de constatação, mas o emprego para o estudante é visto como uma oportunidade de grande importância, a ponto de fazê-lo abandonar o desleixo em suas roupas. Porém, o ambiente universitário, essencial não apenas para a qualificação técnica, mas, sobretudo, para o pensar crítico do individuo, é visto com tal desprezo que boa parte dos alunos o frequentam com sandálias, bermudas e camisas ao gosto.

Conclusão

Quando a produção acadêmica e o pensar a sociedade merecerem alunos motivados nas salas de aula, o Brasil se transformará em um país bem diferente do que vemos atualmente. Por enquanto, só sob a coerção das notas. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Artur Salles Lisboa de Oliveira é especialista em Escrita Criativa pela Universidade da California Berkeley. Twitter @artur_slo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *