Trabalhar é como escovar os dentes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É quase diário: alguém reclamando sobre o quão infeliz e frustrado está por não conseguir fazer o que ama.

Há pouco menos de uma década começaram a pipocar vídeos, filmes, palestras e documentários sobre como você pode ser bem sucedido fazendo apenas o que ama.

Steve Jobs em Stanford

Documentário Lemonade

Projeto Continue Curioso

We are the Future

caoSer um vanguardista do movimento Job dos Sonhos e basear suas decisões em o quão próximas elas vão te deixar desse cenário parece a coisa certa a se fazer. O que ninguém te diz é que, assim como a grande maioria, você vai falhar. E isso é desolador.

Você, que estava vivendo em um filme do Woody Allen até então, vai começar sentir que tudo não tem propósito, que está preso na vida de alguém. Sem perceber, você se tornou o Max, do maravilhoso Mary and Max.

É natural que pensar que seus pais estavam certos, que você deveria ter feito concurso público, que nunca vai se realizar e que está tudo errado com o mundo. Se esses pensamentos estão certos ou não, nunca saberemos. E cá entre nós, de que adianta?

Esse não é um post sobre prender-se à zona de conforto e deixar de perseguir seus sonhos, mas sim como balancear suas expectativas e prioridades.

Que tal dar o Play nessa música e continuar lendo?

É mais simples do que parece

Escovar os dentes todos os dias traz benefícios, deixar de realizar essa ação naturalmente tem seus malefícios.

Você não escova os dentes esperando que algo extraordinário aconteça. Você escova os dentes porque precisa, porque vai deixar seus dentes saudáveis, porque você não quer espantar as pessoas com sua boquinha de cemitério.

Todos os cremes dentais prometem potencializar seus benefícios, mas independente de passar a vida usando Kolynos ou Sensodine, no final, seu arrependimento não será ter que usar dentadura por não ter escolhido a melhor marca, mas sim por ter deixado sua esposa infeliz, não ter visto seus filhos crescerem, não tido tempo para ouvir as histórias de vida dos seus pais ou avós.

Assim como escovar os dentes, o trabalho não é responsável pela sua felicidade, ele é apenas uma simples obrigação diária que você precisa cumprir para viver em sociedade. Não existe “trabalho dos sonhos”, o que existe são seus próprios sonhos.

Você escolhe o que te dá prazer

Trabalhar com aquilo que ama não deveria ser indicador de sucesso. É muito mais sobre como você faz e não o que você faz. Escovar os dentes cantando I walk on sunshine é muito mais divertido do que ficar olhando pra sua cara de sono no espelho, não é mesmo?

Faça seu trabalho da forma mais eficiente possível, afinal você se comprometeu. Ganhe um aumento, faça uma tatuagem, ande de bicicleta, case, compre uma casa, adote um gato, tenha filhos, junte dinheiro, leve eles para conhecer a Disney, escreva um livro, tenha um hobby, reúna a família no natal, use filtro solar. Desde que você queira, não há nada errado nisso.

A vida não é uma corrida para ver quem chega mais longe, a vida é um caminho que precisa ser percorrido com prazer. As experiências acumuladas durante a vida te tornam uma pessoa mais madura, mas você precisa ser paciente e observador para aproveitar o melhor de cada situação.

Nunca vi alguém ir ao psicanalista por estar com tártaro.

* Recomendo a leitura do livro Modernidade Líquida (Zygmunt Bauman). Nele o autor faz uma análise mais profunda desse período acelerado e frustrante que nossa sociedade está passando. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Madsen Lima (@madsenlima) é digital strategist na Hanse Ventures, uma incubadora de startups em Hamburg, Alemanha, e mantém o Twenty Weeks.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *