Quer estudar no exterior? Treine a escrita acadêmica – Parte II

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Os cursos acadêmicos realizados em universidades renomadas são, sem sombra de dúvida, um grande diferencial no currículo de qualquer estudante ou profissional, tanto pela experiência cultural de residir no Exterior como também pela oportunidade única de se especializar em sua área de atuação.

O desafio se inicia bem antes de ingressar na universidade, ainda na compreensão da terminologia acadêmica utilizada pelas instituições de ensino estrangeiras na definição dos tipos de cursos acadêmicos oferecidos, e chega – não se encerra – às dificuldades relacionadas com a escrita exigida no nível mencionado.

Nesse texto abordaremos o segundo aspecto mencionado: o da escrita acadêmica ou mais especificamente, a elaboração de textos de causa e efeito.

Conceito

Um texto de causa e efeito explica as razões pelas quais certas ações, situações e comportamentos ocorrem. Em geral, a redação se inicia com o efeito, como por exemplo, o sucesso de uma pessoa para, posteriormente, encontrar seus catalisadores na educação obtida ou no talento de alguém. É possível também começar o trabalho com as causas e, sem seguida, fazer uma descrição dos resultados.

Introdução

O “gancho” é responsável pela introdução das causas e efeitos, configurando-se como a primeira sentença do texto de grande importância no sentido de “prender” a atenção dos leitores. Em seguida, o “background information” pode oferecer a quem está lendo, em alguns casos, informações históricas no sentido de tornar as causas e os efeitos mais claros para o leitor. Por fim, o “thesis statement” estabelece a relação de casualidade e resultados entre os elementos expostos.

Exemplo de hook: “Happiness is a state of being that everyone wants to achieve”.

Exemplo de background information: “A positive outlook can help you be happy and change the outcome of your life”.

Exemplo de thesis statement: “It can enrich your relationships, improve your health, and guide you through some of life’s greatest challenges”.

Parágrafos de desenvolvimento

Cada parte desse item deve definir uma causa e efeito específicos para dar suporte ou fundamentar a “thesis statement” presente no primeiro parágrafo. Explicações, fatos e exemplos devem dar sustentação à “thesis statement”, que desempenha o papel de vetor do desenrolar do texto.

Cada parágrafo do desenvolvimento deve ser disposto em ordem de importância, cronológica ou de acordo com critérios de efeitos de curto e longo prazos.

Exemplo de um corpo de parágrafo: “Having a positive outlook also makes a person healthy. In fact, medical science has proven that stress, which causes many of today’s common illness such as high blood pressure, heart disease and cancer, can be avoided when people feel good about themselves (…)”.

Conclusão

A parte final de qualquer redação de causa e efeito deve reforçá-las mediante uma nova reflexão das idéias apresentadas no texto. Além disso, textos com essas características podem oferecer sugestões aos seus leitores.

Exemplo de conclusão: “It is a good idea to have a positive outlook and recognize what makes us happy since it will bring us more harmony. Happiness will bring us strong relationships, good health, and the ability to face any obstacle. If we promise ourselves to laugh more and think positively, we will change our lives for the better”.

O melhor caminho para a construção de uma carreira bem sucedida, sem dúvida, passa por uma experiência cultural e acadêmica em uma universidade estrangeira renomada. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Artur Salles Lisboa de Oliveira é especialista em Escrita Criativa pela Universidade da California Berkeley. Twitter @artur_slo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *