Fuja das run-on sentences no inglês e na escrita acadêmica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Sim, é verdade que quanto melhor o seu domínio da gramática da língua inglesa, melhor será a sua escrita, o que pode ser alcançado em um primeiro momento com um bom curso de inglês e, posteriormente, com uma rica experiência cultural mediante um intercâmbio.

Entretanto, são poucos – e entre estes incluo também nativos -, que não cometem de forma recorrente erros do tipo run-on sentences.

O que são?

Run-on sentences ocorrem quando um período possui duas orações principais (main clauses), sendo que não há a presença de um conector entre elas.

Exemplo: Langston Hughes was an important poet of the Harlem Renaissance (faltando um conector) he also wrote very fine short stories.

Ocorrência com vírgulas indevidas

Uma run-on sentence também ocorre quando as duas orações principais são separadas por vírgulas.

Exemplo: Langston Hughes was an important poet of the Harlem Renaissance, he also wrote very fine short stories.

Em muitos casos, o autor escreve períodos muito longos conectando várias orações principais com vírgulas. Esta ocorrência comum tira boa parte da qualidade da redação.

Solução 1: o uso dos conectores

A melhor forma de elaborar textos concisos é redigir períodos compostos por orações principais e outra dependente mediante a inclusão de uma conjunção subordinada como porque, quando, antes ou embora.

Exemplo: Although Langston Hughes was an important poet of the Harlem Renaissance, he also wrote very fine short stories.

Solução 2: o uso da pontuação

O uso de pontuação adequada também é eficiente na correção de run-on sentences. O ponto e vírgula corrigem todo o inconveniente gramatical trazido pela ausência de pontuação ou pelo uso de apenas uma vírgula. Em seguida, quem escreve deve apenas adaptar a sentença para que o uso do (;) faça sentido.

Exemplo: Langston Hughes was an important poet of the Harlem Renaissance; his first poem was one of the most famous.

Conclusão

Ao redigir um artigo, não esqueça de usar os conectores ou pontuação adequada para que os períodos não se tornem longos e cansativo para aqueles que se propõem a lê-lo. Em exames de proficiência, os candidatos tendem a perder pontos preciosos devido à ocorrência das run-on sentences, que são erros muito comuns tanto para quem está iniciando os seus estudos da língua inglesa como também para aqueles que já atingiram a fluência. [Webinsider]

. . . . . . . . .

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2014/07/16/o-idolo-neymar-e-a-identidade-brasileira/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/04/21/a-educacao-como-agente-de-mudanca-de-voto/

Artur Salles Lisboa de Oliveira é especialista em Escrita Criativa pela Universidade da California Berkeley. Twitter @artur_slo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *