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Você já teve a experiência de folhear uma revista e sentir que ali só tinha propaganda? E se essa propaganda fosse adaptada só para você e seus interesses, sem interromper a leitura?
Em 2005, Brian Halligan, CEO da HubSpot, cunhou o termo “inbound marketing”. O marketing “direcionado para dentro” é um conceito que se opõe ao “outbound marketing”, que é o marketing tradicional, que buscar inserir mensagens em todo canto para chamar a atenção do cliente, onde ele estiver.
Em vez disso, o inbound marketing busca produzir conteúdo útil ao consumidor, para que ele o encontre quando quiser resolver um problema ou atender uma necessidade.
O marketing tradicional pode estar com os dias contados, por ser caro, poluidor ou pouco eficiente. Por definição, o marketing “de interrupção” desvia a atenção do usuário originalmente conquistada com outra coisa, o que lhe dá certa ilegitimidade. Você lê uma revista ou escuta um programa e sua experiência é interrompida por uma mensagem comercial.
No mundo de hoje, onde é fácil compartilhar conteúdo, o inbound marketing é uma forma mais sustentável de ter sua marca encontrada, em vez de comprar espaço para exibi-la. Por ele, seus clientes e fãs fazem a propaganda por você – afinal de contas, eles já conquistaram a confiança dos amigos deles; sua marca não. Mas pode conquistar, atingindo as pessoas interessadas com o conteúdo certo.
Para entender melhor essa transição e outros tópicos sobre o tema, a Rock Content, o Webinsider e a Endeavor Brasil lançam o e-book gratuito Inbound Marketing: o Guia Definitivo”. Nele, você vai saber mais sobre:
Os pilares do inbound marketing
Um inbound marketing se sustenta em cinco pilares principais: criação de conteúdo, ciclos de vida de marketing, personalização e contexto, presença e métricas. Entenda melhor cada um deles!
Como fazer uma campanha
Passando com detalhes pela metodologia do inbound marketing, aprenda a gerar tráfego, converter visitas em leads, fechar vendas e encantar seus clientes.
As ferramentas do inbound marketing
Para ter sucesso em sua estratégia, é preciso ter boas ferramentas. Saiba qual é o pacote mínimo para começar e o que se adequa melhor ao seu negócio.
Como mensurar seus resultados
Para quem pretende usar o inbound marketing para gerar resultados, duas coisas são necessárias: definir metas e medir o progresso. Confira algumas dicas para ter suas métricas claras.
E você, está esperando o quê? Baixe o e-book agora!
[Webinsider]
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Diego Gomes
Diego Gomes é fanático por blogs, marketing de conteúdo, lean startups, growth hacking e outras dezenas de buzzwords. Fale com ele pelo Twitter @dttg ou pelo site rockcontent.com.