Como estruturar seu escritório de negócios digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

escolhasAs oportunidades de negócios rentáveis na internet se multiplicam a cada dia. Quem é empreendedor digital sabe que com estratégias inteligentes você não precisa investir dinheiro para fazer dinheiro e que se trabalhar com dedicação ao seu negócio pode conquistar o sucesso $$$ rapidinho.

Em artigos anteriores já falei de algumas formas de gerar lucro através de redes sociais, sites, blogs e e-commerce, todas com alguns pré-requisitos bem relevantes para o sucesso expressivo da estratégia.

Agora, venho falar especificamente de um modelo de negócio que já se estabeleceu no mercado internacional e vem se popularizando no Brasil, os programas de afiliados.

Já tem muita gente no Brasil monetizando seus canais através deste modelo de negócio. Sabendo que as maiores fortunas estão ligadas a vendas e ao consumo e não ao setor produtivo e industrial, empreendedores digitais apostam neste sistema de vendas no qual você não precisa se preocupar com estoque, logística, faturamento e cobranças. Através de afiliados você pode trabalhar um grande mix de produtos e serviços, seja no seu blog, site ou nas redes sociais.

Mas o que são os programas de afiliados?

Basicamente os programas de afiliados são parcerias entre sites de vendedores e sites afiliados, aonde o comerciante virtual paga comissão aos seus afiliados toda vez que o site afiliado levar visitantes a ele.

De que forma? A parceria pode ser definida pelo número de visitantes que o afiliado leva ao comerciante ou pelo número de visitantes que consomem algum produto ou interagem no site comerciante.

O processo todo acontece de uma maneira muito simples. Se você tem uma fan page ou um perfil no Facebook, um blog ou um site com boa audiência, você pode testar o que estou lhe dizendo afiliando-se. Não custa nada. As Lojas Americanas, Centauro, Dafiti e UOL são algumas das grandes marcas que possuem programas de afiliados.

Imagine que você pode ofertar nos seus canais marcas e produtos de grande aceitação no mercado e, além disso, você pode também criar seus próprios infoprodutos. A coisa não é brincadeira não! Você pode lucrar vendendo moda de grife e de marca renomada. Calçados e acessórios esportivos de quem é referência no mercado, entre muitos outros tipos de produtos, você pode trabalhar com vários nichos. Tudo isso sem abrir uma representada.

Na prática o comissionamento pode se dar de diferentes formas. Aqui vou descrever as duas principais e mais interessantes, as quais são conhecidas pelas siglas CPA e CPC.

CPC

O CPC quer dizer Custo por Clique é o modelo mais tradicional de monetizar os canais. Para o seu rendimento só é preciso que o seu visitante clique no anúncio e vá para a página do comerciante. Assim você ganha a cada clique. O rendimento é mais fácil, no entanto menor. Mas de pouquinho em pouquinho você vai enchendo o cofrinho.

CPA

O CPA quer dizer Custo por Ação. Este modelo se caracteriza pelo comissionamento de acordo com o número de visitantes do seu canal que são levados ao site comerciante e efetivam alguma ação, ou seja, uma compra. Bom para você que faz a oferta e pode lucrar mais e bom para o comerciante que tem o custo a atrelado à venda. Mesmo sendo mais difícil, é a oportunidade de lucrar mais.

Como iniciar um negócio online com programa de afiliados?

Se você já tem um canal interativo (site, blog, redes sociais) e esse canal já têm uma boa audiência, identifique os interesses comuns do público e ligue esta audiência aos produtos.

Cadastre-se em sistemas de afiliados e escolha as ofertas que levará ao seu público. Quanto maior o mix de produtos, maior a sua chance de receita.

Depois disso é trabalhar para levar estas ofertas ao número máximo de pessoas e conseguir tráfego para o seu canal. Use estratégias de anúncio como banners, listas de e-mails ou links patrocinados. Trabalhe a exposição do seu conteúdo de forma orgânica através de redes sociais, virais ou posicionamento em buscas. Bom, esta parte de estratégia para aumentar audiência e tráfego no seu canal é tema para outro artigo… em breve por aí!

Como estruturar profissionalmente o seu negócio com programas de afiliados?

Quando você inicia um negócio e acredita que ele será uma das suas fontes de receita ou até mesmo a única e bem robusta, você deve pensar como todo o empreendedor: estruturar seu negócio de forma profissional e preparar-se para a expansão.

Alguns empreendedores começam a lucrar cedo e acabam precisando de apoio para formatar seu negócio, criar escala, melhorar lucratividade e legalizar o negócio, deixando de atuar como pessoa física para atuar como pessoa jurídica.

Se este for o seu caso, torcemos para que seja, procure orientação profissional e veja como enquadrar seu negócio para poder emitir notas e ficar em dia com a Receita Federal. Pense, você vai ganhar muito dinheiro, precisa justificar!

No mês de maio, serei um dos palestrantes no Congresso Brasileiro de Afiliados, que acontece em São Paulo, nos dias 28, 29 e 30. O tema da minha palestra é justamente esse, vou contar como estruturei meu negócio como empresa, como funciona meu escritório e como fiz a contratação de pessoas para trabalharem comigo.

Vale a pena! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Roberto Soares Costa é empreendedor, especialista em marketing digital e gestão de projetos web. Sócio na agência digital Otimiza).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Afiliados está se tornando o melhor caminho para lucrar com internet.
    O Congresso Brasileiro de Afiliados é o melhor atualmente, parabéns por ser palestrante e pelo artigo..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *